Bem Vindo, Hoje é Segunda-feira - 15 de Outubro de 2018
Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Publicado por Cely Trevisan em 18/05/2018 14:30

Foto Por: Imagens cedidas

Durante a semana, membros do Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente percorreram muitos quilômetros de estradas para levar informação e conscientização aos alunos das escolas municipais Xingu (localizada na comunidade de Nova Aliança), Botuverá (localizada na comunidade Santa Paulina) e alunos do Assentamento Nova Aliança. O tema abordado foi o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Os alunos ouviram os profissionais retratar sobre os tipos de abuso, como eles podem ser prevenidos, os cuidados necessários para evita-los e os meios de denunciar, os profissionais que podem ajudar.

O tema foi trabalhado por meio das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Na cidade a campanha foi iniciada no dia 07 de maio. Na zona urbana, os alunos participaram de uma caminhada na manhã desta sexta-feira (18), já nas escolas rurais houve uma mobilização interna. Cartazes foram confeccionados e flores foram pintadas durante a campanha.

18 de Maio

No dia 18 de maio de 1973, ficou instituído como o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ a parir da aprovação da Lei Federal n° 9.970/2000.

O ‘Caso Araceli’ como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas infelizmente situações absurdas como essa ainda se repetem.

Araceli Crespo tinha 8 anos de idade quando foi drogada, espancada, estuprada, e assassinada. Os suspeitos de envolvimento no assassinato pertenciam a famílias importantes do Estado do Espírito Santo. Os assassinos jamais pagaram por seu crime brutal.

A morte de Araceli serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, expondo a realidade de violências cometidas contra crianças. Pela brutalidade, a data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos. Em 1998, por iniciativa de cerca de entidades públicas e privadas, reunidas na Bahia, foi instituído o dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

ESCOLA BOTUVERÁ

ESCOLA XINGU