Bem Vindo, Hoje é Terça-feira - 19 de Junho de 2018
Alunos participam de caminhada do Dia 18 de Maio em Gaúcha do Norte

Publicado por Cely Trevisan em 18/05/2018 15:20

Alunos das redes municipal e estadual, alunos do POPSEC, professores, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (representando as secretaria de Saúde, educação e Assistência Social), Conselho Tutelar e Polícia Militar percorreram a Rua Capanema e Avenida Brasil na manhã desta sexta-feira (18) em uma caminhada em prol da conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha teve início no dia 07 de maio e foi trabalhada nas escolas Estadual Gervásio dos Santos Costa, municipal Bem Me Quer e creche Cantinho do Amor. Cartazes foram confeccionados e flores foram pintadas pelos alunos. Os cartazes foram fixados no comércio local, e dezenas de margaridas a flor que simboliza a Campanha e remete a infância, foram colocadas na rotatória entre as avenidas Brasil e Treze de Julho, durante a caminhada.

A campanha também foi realizada nas escolas da zona rural do município e nesta sexta, os alunos participaram de uma mobilização interna.

Sobre a intensa campanha, a assistente social e membro do Conselho de Direitos Joceli Friedrich apontou, “nesse ano a mobilização de 18 de maio que trata do “Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes”, foi realizada em vários momentos por que entendemos que esse tema infelizmente esta se tornando presente em nossa comunidade. Finalizaremos com uma roda de conversa que será realizada pelos técnicos (Assistentes Sociais e Psicólogos) das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, junto com os pais/responsáveis e professores na última semana do mês. Só temos a agradecer a todas as pessoas que ajudaram, membros do Conselho de Direitos, Conselho Tutelar, Professores, Funcionários das Escolas, Diretores e principalmente aos estudantes que entenderam a importância e participaram dessa caminhada. Agradecer também as Escolas do Campo (Botuverá e Nova Aliança) que também abraçaram essa causa e estão realizando a mobilização nesse dia”, disse.

18 de Maio

No dia 18 de maio de 1973, ficou instituído como o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ a parir da aprovação da Lei Federal n° 9.970/2000.

O ‘Caso Araceli’ como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas infelizmente situações absurdas como essa ainda se repetem.

Araceli Crespo tinha 8 anos de idade quando foi drogada, espancada, estuprada, e assassinada. Os suspeitos de envolvimento no assassinato pertenciam a famílias importantes do Estado do Espírito Santo. Os assassinos jamais pagaram por seu crime brutal.

A morte de Araceli serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, expondo a realidade de violências cometidas contra crianças. Pela brutalidade, a data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos. Em 1998, por iniciativa de cerca de entidades públicas e privadas, reunidas na Bahia, foi instituído o dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Clique aqui e veja todas as fotos.