Bem Vindo, Hoje é Terça-feira - 21 de Agosto de 2018
Alunos expõe trabalhos confeccionados durante a campanha de 18 de Maio

Publicado por Cely Trevisan em 21/05/2018 14:00

Na tarde de sexta-feira (18), os alunos da creche Cantinho do Amor, da Escola Municipal de Educação Básica Bem Me Quer e do projeto social POPSEC de Gaúcha do Norte participaram da campanha ‘Faça Bonito’ de 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante a semana, o tema foi apresentado aos alunos por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e na sexta-feira o material confeccionado foi exposto.  Os cartazes foram fixados na escola Bem Me Quer e as flores foram colocadas em um canteiro à frente da escola.

Os flores pintadas pelos aluninhos da creche foram depositadas na rotatória entre as avenidas Brasil e Treze de julho.

O objetivo da campanha e chamar a atenção da sociedade e promover a conscientização de todos quanto ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

18 de Maio

No dia 18 de maio de 1973, ficou instituído como o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ a parir da aprovação da Lei Federal n° 9.970/2000.

O ‘Caso Araceli’ como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas infelizmente situações absurdas como essa ainda se repetem.

Araceli Crespo tinha 8 anos de idade quando foi drogada, espancada, estuprada, e assassinada. Os suspeitos de envolvimento no assassinato pertenciam a famílias importantes do Estado do Espírito Santo. Os assassinos jamais pagaram por seu crime brutal.

A morte de Araceli serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, expondo a realidade de violências cometidas contra crianças. Pela brutalidade, a data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos. Em 1998, por iniciativa de cerca de entidades públicas e privadas, reunidas na Bahia, foi instituído o dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.