Bem Vindo, Hoje é Terça-feira - 21 de Agosto de 2018
Pequenos produtores recebem curso de horta em Gaúcha do Norte
No curso, foi disseminada a ideia para formação de uma cooperativa
Publicado por Cely Trevisan em 28/05/2018 09:00

De 21 a 25 de maio, os produtores do Assentamento Nova aliança receberam o curso do Senar de Olericultura Orgânica. Homens e mulheres aprenderam a produzir hortaliças sem utilização de defensivos agrícolas, fertilizantes químicos, utilizando técnicas de caldas alternativas e extratos de plantas para auxiliar no combate a insetos e doenças. O curso foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais e contou com a parceria da prefeitura através da secretaria de Assistência Social. No curso, foi disseminada a ideia para formação de uma cooperativa.

Durante a semana, o instrutor o engenheiro agrônomo Cleonir A. F Junior trabalhou com os assentados pontos como o planejamento da horta, a determinação das cultivares a serem utilizadas, das espécies a serem cultivadas, a preparação da área e o levantamento de canteiros. “Também discutimos os tipos de solo, irrigação, culturas específicas, associativismo e cooperativismo, falamos dos tratos culturais de algumas culturas de interesse, confeccionamos algumas caudas e por fim semeamos algumas mudas e realizamos o plantio direto de algumas cultivares nos canteiros”, disse o instrutor.

Rúcula, alface, cenoura, couve, almeirão, coentro, cebolinha e salsa foram algumas das cultivares trabalhadas durante o treinamento.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Nova Aliança (Asprana), Jorge Antonio Inácio, participou do curso e relatou que aprendeu bastante, “o meu objetivo foi fazer o curso para colocar em prática. Nós enfrentamos muitos obstáculos, mas esse conhecimento vem para somar”, acredita ele.

Sobre a realização do curso, o instrutor garante que aprendeu com os produtores. “O curso foi muito bom, principalmente quando encontramos um grupo de pessoas que está realmente dedicado e que necessita dessa informação, assim, o curso tem uma fluência muito boa e eu os avalio como pessoas trabalhadoras, esforçados, dedicados no aprendizado. Foi muito gratificante e além de vir e passar um pouco do conhecimento a gente sempre sai com o conhecimento um pouco maior Estou satisfeito com o sentimento de dever cumprido e saio com um pouco mais de conhecimento do que cheguei aqui na segunda feira”, disse Cleonir.

A mobilizadora e gerente sindical Lázara Glésia Rodrigues e a secretária de Assistência Social Neusa Petrekic parabenizaram todos pela participação no curso.