Bem Vindo, Hoje é Terça-feira - 19 de Junho de 2018
Pais de crianças e adolescentes recebem palestra sobre a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual
Momento foi realizado no dia 29 de maio no Centro dos Idosos
Publicado por Cely Trevisan em 04/06/2018 08:05

Após trabalhar com alunos das escolas urbanas e rurais e famílias do Bolsa Família, na terça-feira (29) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gaúcha do Norte trabalhou o tema 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com os pais desse público. O encontro foi realizado no final da tarde na sede do Centro dos Idosos.

O momento iniciou com a apresentação dos membros do Conselho. Em seguida, os pais de crianças e adolescentes assistiram ao documentário ‘Canto de Cicatriz’ que aborda fielmente as marcas que atos de abuso deixam na vida de uma pessoa, os relatos de vítimas mostrou que muitos casos podem ser evitados se a família se fizer sempre presente no dia-a-dia das crianças e adolescentes.

Os tipos de abuso e como eles acontecem fizeram parte do momento. “Nosso intuito aqui hoje é passar para vocês como podemos interpretar os sinais que as crianças abusadas ou exploradas deixam. Se ela mudou o olhar, o comportamento, isso deve ser analisado. Precisamos nos atentar aos detalhes, pois a criança abusada tem medo de falar até porque muitas vezes também é ameaçada”, ressaltou a assistente social Joceli Friedrich.

Os pais também receberam orientações da relação de órgãos e profissionais que podem ser procurados para dar o devido suporte e proteção a casos de abuso e exploração.