Bem Vindo, Hoje é Sexta-feira - 21 de Setembro de 2018
Educadores de Gaúcha do Norte participam de capacitação sobre Empreendedorismo
Objetivo é levar a educação empreendedora para dentro das escolas
Publicado por Cely Trevisan em 19/06/2018 07:00
"Educadores que participaram da capacitação"

De 11 a 14 de junho, 13 professores da Escola Municipal de Educação Básica Bem Me Quer participaram de uma capacitação sobre empreendedorismo. A capacitação foi realizada nos períodos vespertino e noturno e promovida pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A capacitação faz parte do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que tem o intuito de levar a educação empreendedora para dentro das escolas e a possibilidade para que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores.

Para o consultor educacional pedagógico do Sebrae, Carlos Guerreiro, disseminar a cultura empreendedora é uma das funções do Sebrae. “Esse treinamento visa preparar os professores para atuarem em sala de aula, no caso da escola Bem Me Quer, junto com os alunos do 1° ao 6° ano. Esses professores são capacitados e os alunos que serão trabalhados de agora em diante recebem um material preparado especificamente para cada ano. Para o 1° ano, o empreendedorismo é trabalhado com uma linguagem leve diferente dos de 5° e 6° ano, onde o tema abordado se utiliza de uma linguagem mais complexa, com cálculo e um pouco de finanças”, disse.

“O Brasil é um país fortemente empreendedor, é um dos países onde mais se empreende onde nós temos dois tipos de empreendedorismo, o empreendedorismo por oportunidade e o por necessidade. Só que muitos negócios ainda surgem por necessidade. A ideia é começar a trabalhar desde cedo a questão se for empreender, saber como fazer, e ai é importante dizer que não é só o empreendedorismo de negócios, tem uma forte pegada no empreendedorismo social na questão do trabalhar para o outro, assim como a parte de sustentabilidade, a questão de ser ambientalmente correto e socialmente justo. A educação empreendedora traz toda essa roupagem, não é só negócios  é a questão social e a questão ambiental que vem muito forte também”, complementou o consultor educacional.