Bem Vindo, Hoje é Sexta-feira - 21 de Setembro de 2018
Assentados participam de reunião sobre agricultura familiar
O encontro contou com a presença de pequenos produtores dos assentamentos Nova Aliança e Pontal do P
Publicado por Cely Trevisan em 19/06/2018 10:00

Na manhã da última sexta-feira (15), produtores dos assentamentos Nova Aliança e Pontal do Piranha, participaram de uma conversa realizada na Câmara de Vereadores de Gaúcha do Norte. O evento contou com a presença de representantes estaduais, entre eles: o secretário estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Corgésio Albuquerque; do presidente da Empaer de Mato Grosso, Cândido dos Santos Rosa; do presidente da Coopaf de Sinop (Cooperativa da Agricultura Familiar do Norte de Mato Grosso), Valdenir Teodoro; representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Samir Katumata; o presidente da associação de Santiago do Norte e presidente da comissão frente BR-242, Caçula; o gerente de crédito Rural do MT Desenvolve, Paulo Tavares e a assessora do secretário da Seaf, Marcia Alessandra.

O evento realizado com o objetivo de fomentar a agricultura familiar com esses pequenos produtores, contou com a presença de representantes municipais, entre eles o prefeito de Gaúcha do Norte, Voney Rodrigues Goulart, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Agenor da Rocha Correa, o engenheiro agrônomo da Empaer Jeyson Lazaro Duque Albino. Também estiveram presentes o presidente da Asprana (Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Nova Aliança) Jorge Antonio Inácio, do presidente da associação do Assentamento Pontal do Piranha, Izauli Evaristo Silva.

“Nossa visita vem com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, verificar as demandas trazidas pelos produtores, mapear a produção agrícola dessa região e trazer um pouco do que estamos fazendo para esses pequenos produtores”, disse o secretário estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Corgésio Albuquerque.

Durante as falas dos representantes, o associativismo e o cooperativismo foram frisados e uma possiblidade de produção na cultura da mandioca foi apresentada aos pequenos produtores. Em Santiago do Norte, uma indústria de farinha de mandioca deve ser montada para atender a demanda da região.