Bem Vindo, Hoje é Sexta-feira - 16 de Novembro de 2018
Projeto Nossa Energia orienta alunos e moradores sobre uso consciente de energia
Toda população está sendo beneficiada com a troca de 4 lâmpadas por unidade consumidora
Publicado por Cely Trevisan em 28/06/2018 06:40

Desde a terça-feira (26), a Unidade Móvel Eficiente do projeto Nossa Energia está em Gaúcha do Norte, trazendo informações sobre segurança e uso consciente de energia elétrica para alunos das redes municipal e estadual e população em geral. O projeto realiza troca de lâmpadas não eficientes (incandescentes ou fluorescentes) por de LED, leva palestras de conscientização e promove sessão de cinema.

Hoje (28) é o último dia do projeto no município, pela manhã o caminhão do Nossa Energia permanece na escola Bem Me Quer, durante a tarde estará na praça municipal, onde também acontece uma peça teatral às 18 horas. Toda população está sendo beneficiada pela troca de lâmpadas, basta procurar os representantes do Nossa Energia no CRAS ou na escola Bem Me Quer, com CPF, RG, conta de energia do último mês e as quatro lâmpadas a serem trocadas.

Estão sendo realizadas visitas nas residências para substituição de lâmpadas ineficientes por equipamentos energeticamente mais eficientes com selo Procel e o cadastramento dos clientes que se enquadram na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A aposentada Elaine Melgarejo recebeu a equipe do projeto e as agentes comunitárias de saúde para a troca de lâmpadas e aprovou a ação. A zeladora Denis da Silva Alves e a merendeira Maria dos Anjos Gomes da Silva também foram beneficiadas pela troca de lâmpadas e agradeceram, ambas reclamaram da alta conta de energia que tem chegado até suas residências e acreditam que isso pode ajudar a diminuir os valores.

Já, dentro da Unidade Móvel estão sendo realizadas palestras para um consumo consciente de energia. Por meio de experimentos, vídeos explicativos e palestras, essas crianças e adolescentes aprendem como devem combater o desperdício de energia elétrica em uma residência.

O aluninho Felipe Schmidt do 3° Ano A com seus apenas 08 anos de idade leva para casa muita informação sobre o uso consciente de energia e atitudes que podem ser adotadas no dia-a-dia. “Tivemos uma demonstração de energia e como ela pode ser usada em casa. A gente pode deixar a água mais fria para tomar banho, desligar a TV quando ninguém estiver assistindo”, disse ele.

O projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Para sua realização em Gaúcha do Norte conta com a parceria da Prefeitura através da secretaria de Assistência Social e apoio das escolas Bem Me Quer e Gervásio dos Santos Costa.