Bem Vindo, Hoje é Sábado - 15 de Dezembro de 2018
Prefeitura realiza audiência pública para prestar contas da saúde
Os últimos 18 meses foram apresentados em números
Publicado por Cely Trevisan em 09/08/2018 16:00

A Prefeitura de Gaúcha do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de quarta-feira (08.08), uma audiência pública para prestação de contas à população das ações realizadas pela pasta durante o ano de 2017, assim como, do primeiro semestre de 2018. O evento foi realizado no plenário Senador Jonas Pinheiro, na Câmara Municipal.

Durante a fala de abertura, a secretária da pasta, Mariluci Gonçalves Constante, agradeceu a presença de todos, em especial aos servidores que trabalham diariamente sem medir esforços para oferecer uma saúde de qualidade e todos que colaboraram para a realização da audiência pública.

Na audiência, os presentes puderam visualizar os números da saúde. Coordenadores de diversas áreas relacionadas à pasta falaram sobre as ações específicas de seu órgão, citando número de atendimentos e procedimentos realizados nos últimos 18 meses. Todas as unidades de saúde foram abordadas, são elas: Central de regulação; Serviço Social; Unidade de Reabilitação – Fisioterapia; Farmácia Municipal; PSF’s Mário Alievi, Ernesto Doleys, Nova Aliança e Botuverá; Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental; Laboratório Municipal; Academia da Saúde e Hospital Municipal.

“É muito importante a presença de cada um, essa é a hora de cobrar, de opinar e contribuir para uma saúde de qualidade. É o momento onde são apresentados os procedimentos realizados e como os recursos estão sendo gastos”, disse a secretária.

Após a apresentação dos números registrados em cada unidade, o controlador interno Elias André de Lima apresentou os números do departamento de Contabilidade referente a área da saúde. Os valores com despesas correntes da saúde, valores empenhados, saldo de dotação, despesas com folha de pagamento, diárias cedidas, material de consumo, equipamentos e material permanente, passagens e despesas com locomoção, serviços de médicos, e outros, foram apresentados a todos os presentes.

O município tem atendido as exigências da meta mínima de gastos destinados a saúde. No primeiro quadrimestre de 2018, o limite de gastos na saúde ficou em 17,99%, quando a meta mínima exigida é de 15%.

A recente contratação de dois médicos também fez parte do debate da audiência, o pediatra Leopoldo Almeida e o clínico geral com atuação em obstetrícia, Lino Franco, estão no município há poucos dias e já contribuem com a saúde pública.