Bem Vindo, Hoje é Quarta-feira - 14 de Novembro de 2018
Gaúcha do Norte retoma desfile cívico de 7 de Setembro
Evento foi realizado pela Prefeitura através da Junta de Serviço Militar e apoio da PC e PM
Publicado por Cely Trevisan em 10/09/2018 08:15

Depois de aproximadamente nove anos sem a realização de desfile cívico, na manhã da última sexta-feira, a sociedade de Gaúcha do Norte foi às ruas para desfilar e assistir o ato cívico de 7 de Setembro em vivência a Independência do Brasil. O evento foi realizado pela Prefeitura através da Junta de Serviço Militar, com apoio das polícias Civil e Militar. O desfile saiu em frente a Câmara Municipal, seguiu pela Avenida Brasil e contou com hasteamento das bandeiras na praça Eduardo Ritzmann. Segundo a secretária da Junta de Serviço Militar, Larissa Aroma Martins, cerca de 1.000 (mil) pessoas participaram do desfile.

O evento contou com a participação da fanfarra da Banda Municipal Tom Jobim regida pelo servidor público e ex-integrante da banda, Willian Benz de Sousa. Além da banda, outros 18 grupos, entidades e representações participaram do ato cívico, são eles: Desbravadores; Prefeitura Municipal; Câmara Municipal; Polícia Civil; Creche Cantinho do Amor; POPSEC; Escola Bem Me Quer; Escola Gervásio dos Santos Costa; Fanfarra da Banda Municipal Tom Jobim; Igreja Católica; Grupo dos Idosos; Indígenas; Karatê; APAE; Primavera Máquinas - John Deere; Agritex Case IH; Adrenalina Moto Clube; Laço Comprido e Sindicato Rural.

O ato cívico ainda contou com belíssimas apresentações de dança do Programa de Oficinas Pedagógicas Sócio Educativas (POPSEC) e de apresentação da aldeia Nekupai representando as escolas indígenas.

Durante sua fala, o prefeito Voney Rodrigues Goulart assumiu o compromisso de reativar a Banda Municipal Tom Jobim. “Quero diante de todos fazer o compromisso de que vamos reativar nossa banda municipal, estamos buscando alternativas para a contratação de um maestro para que essa banda volte a ativa. A apresentação desse ano foi muito boa e só queremos melhorar ainda mais para os próximos anos”, disse o prefeito.

“Quero agradecer a toda sociedade pela presença e a todos os organizadores, todas as pessoas que se empenharam para que este belíssimo evento acontecesse. Obrigado aos alunos, professores, direção das escolas, empresários, agricultores, motoristas, religiosos e a todos. É uma honra muito grande a gente poder realizar esse ato cívico que foi preparado com muito carinho. Hoje é um dia muito importante para o Brasil e nosso objetivo é melhorar ainda mais para o próximo ano”, finalizou o prefeito.

DESFILE

Os grupos aproveitaram o desfile cívico para dar o seu recado.

Os alunos do Pré I e II da creche Cantinho do Amor se apresentaram com os temas:

• Somos a esperança de um futuro melhor;
  • Tenho orgulho de ser Brasileiro, não fique ai reclamando, vá a luta!

Os alunos de 1° a 6° ano da escola municipal Bem-Me-Quer representaram os profissionais das áreas de:

• Saúde;
  • Construção Civil;
  • Animação;
  • Agricultura
  • Educação.

Os alunos do POPSEC das oficinas de balé, zumba, artesanato, artes e flauta participaram do desfile.

Os alunos da escola estadual Gervásio dos Santos apresentaram temas como:

• Bandeira do Brasil, Estado e Município com a guarda das bandeiras;
  • Independência ou Morte;
  • Voto não tem preço;
  • Cidadãos Conscientes;
  • A evolução das Bandeiras;
  • Bandeiras do Mato Grosso;
  • Estados Brasileiros e suas bandeiras;
  • Bandeiras dos municípios do estado de Mato Grosso;
  • O que o folclore traz: encanto, cultura, liberdade, ensinamentos;
  • Jogos de matemática
  • Não ao Bullyng no Brasil com a frase “Independência é ser um Brasil de respeito e igualdade!”.

Os alunos das escolas indígenas municipais e estaduais representaram sua cultura, com pinturas pelo corpo e carregando adereços culturais.

O grupo da 3ª Idade carregou a mensagem: Paz e Amor.

A APAE seguiu no desfile com a mensagem: ‘Somos todos iguais na diferença’.

Fieis da Igreja Católica carregaram cartazes com frases como:

• Família unida jamais será vencida;
  • Brasil acima de tudo, Deus acima de todos;
  • Oremos por Mato Grosso;
  • Coroinhas, nossa vocação é o amor;
  • 3ª Caminhada Decolores.

Motos, cavalos, veículos e tratores também participaram do desfile de forma organizada.

Clique aqui e confira todas as fotos do desfile.