Bem Vindo, Hoje é Domingo - 16 de Dezembro de 2018
Projeto Mulheres Valentes recebe oficina de pintura em tecido
Contorno, mistura, luminosidade são alguns dos itens abordados na oficina
Publicado por Cely Trevisan em 28/09/2018 08:30

Levando conhecimento e oportunidade de renda para mulheres inclusas em programas sociais como Bolsa Família e Pró-Família, o projeto Mulheres Valentes foi iniciado em julho deste ano e segue com oficina de pintura em tecido. O projeto é uma realização da prefeitura, através da secretaria de Assistência Social e CRAS e está incluso no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Para a secretária da pasta, Neusa Petrekic, o projeto vem com a proposta para que as mulheres participem e possam ganhar seu próprio dinheiro com a confecção de artesanatos que aprendem durante as oficinas.

“Essa já é a segunda oficina realiza dentro deste projeto, o primeiro foi o de confecção de flores de cetim e agora segue com o de pintura em tecido e as participantes têm gostado bastante”, disse a coordenadora do CRAS, a psicóloga Cristiane Lindemann.

Doze mulheres participam da oficina e têm aprendido sobre contorno, mistura de tintas para fazer o degradê de cores, luminosidade, o contraste entre luz e sombra, e sobrepor para dar a realidade no desenho. Pintura de flores, frutas e animais em guardanapos, panos de prato e fraldas estão no cronograma da oficina que é ministrada pela orientadora Rosela Shimitt.

“A maioria dessas mulheres nunca trabalharam com pintura e o desempenho geral tem sido muito bom, todas têm muita vontade de aprender e isso que faz a diferença”, disse Rosela durante a quarta aula da oficina realizada na última quarta-feira (26).

Uma intervenção técnica também acontece durante os encontros semanais, onde o assistente social e/ou o psicólogo abordam temas relacionados as campanhas, e da convivência no dia a dia com filhos, adolescência, relacionamento, tudo isso é abordado.

Tanto a oficina quanto as intervenções tem como objetivo complementar o trabalho social, oportunizando um espaço de convivência, socialização, levando conhecimento, informações e orientações. Os encontros são semanais, acontecem às quartas-feiras das 15h às 17 horas no CRAS, que está localizado nas dependências do antigo POPSEC, na mesma quadra do campo municipal.