Bem Vindo, Hoje é Domingo - 18 de Novembro de 2018
Servidoras da prefeitura recebem café da manhã em prol da campanha Outubro Rosa
Palestra e sorteio de brindes fizeram parte da programação
Publicado por Cely Trevisan em 19/10/2018 15:00

Na manhã desta sexta-feira (19), a secretaria de Saúde desenvolveu uma ação do Outubro Rosa para as servidoras da sede da Prefeitura de Gaúcha do Norte. A programação seguiu com palestra, sorteio de brindes e café da manhã.

A enfermeira Marcinei Baraba abordou como surgiu o movimento do Outubro Rosa e do seu objetivo que é a prevenção ao câncer de mama. Fatores de risco e de proteção, sinais e sintomas e importância de se fazer regularmente o autoexame das mamas e o preventivo (para se evitar o câncer de colo de útero), fizeram parte da explanação. “Identificar a doença ainda na fase inicial é o maior aliado para um tratamento eficaz. Assim, aumentam as chances de cura, impedindo que o tumor alcance outro órgãos”, disse a enfermeira.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Entre os fatores ambientais /comportamentais que podem aumentar o risco a desenvolver câncer estão: o sobrepeso, a má alimentação, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo, entre outros.

A ação foi realizada na sede da prefeitura, contou com a presença da secretaria de Saúde Mariluci Gonçalves Constante e da nutricionista Simone Kunz Justen da Academia Da Saúde.