Bem Vindo, Hoje é Sábado - 15 de Dezembro de 2018
Projeto Cegonha entrega 4° kit de bebê para gestante de Gaúcha do Norte
Projeto social teve início em julho de 2018 e ensina gestantes a confeccionar o enxoval do bebê
Publicado por Cely Trevisan em 19/10/2018 16:09

Foto Por: Imagens cedidas

Realizado desde julho deste ano, o projeto social Cegonha tem auxiliado as gestantes na confecção do enxoval dos seus bebês e já entregou quatro kits de bebê. Participam do projeto, gestantes inclusas em programas sociais como Bolsa Família e Pró-Família.

O projeto é uma realização da prefeitura através da secretaria de Assistência Social e CRAS e faz parte do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família). Ações como a realização de oficina para confecção do enxoval do bebê e intervenção técnica fazem parte dos encontros semanais.

Durante os encontros, as participantes aprendem a confeccionar o enxoval do seu bebê. Confecção de sapatinho, toalha fralda, mijãozinho e outras peças estão no cronograma do projeto. Além das oficinas, as futuras mamães recebem intervenção técnica com debate de temas relacionados ao Serviço de Convivência e são realizadas pelo assistente social e/ou o psicólogo do CRAS.

Além de levar conhecimento e possibilidade de confecção do enxoval, o projeto ainda entrega um kit antes do bebê nascer com itens como banheira, shampoo, sabonete, saída maternidade, cueiro, fralda descartável, meia, sapatinho, mamadeira, mijão, macacão e outros.

O quarto kit bebê foi entregue para a mamãe Maria Raimunda Moreira de Almeida grávida de nove meses. A entrega foi realizada na semana passada pela equipe do CRAS.

Tanto a oficina quanto as intervenções tem como objetivo complementar o trabalho social, humanizando o cuidado a gestante, fortalecendo os laços maternos, estimulando uma vivência positiva da maternidade e oportunizando um espaço de convivência, socialização, levando conhecimento, informações e orientações. Os encontros são semanais, acontecem às quintas-feiras das 15h às 17 horas no CRAS, localizado nas dependências do antigo POPSEC, na mesma quadra do campo municipal.