Bem Vindo, Hoje é Sábado - 15 de Dezembro de 2018
Secretaria de Saúde é parceira do evento A Festa é Delas – Mulheres do Agronegócio
Aferição da pressão arterial, teste de glicemia e de HIV foram realizados no evento
Publicado por Cely Trevisan em 22/10/2018 10:00
"Na sequência: técnica Adriana, enfermeira Cíntia, nutricionista Simone e enfermeira Marcinei"

No último sábado (20), o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte realizou o primeiro evento destinado ao Outubro Rosa, a Festa é Delas - Mulheres do Agronegócio e contou com a importante parceria da Prefeitura Municipal através da secretaria de Saúde.

Com direito a café da manhã e almoço, as mulheres aproveitaram o dia com programação dedicada exclusivamente a elas. Palestras, testes rápidos, sorteio de brindes, maquiagem, unha, massagem, bingo, muita diversão e entretenimento fizeram do evento, um sucesso.

A enfermeira Marcinei Baraba e a técnica de enfermagem Adriana Moscau fizeram as verificações das pressões arteriais e coletaram os materiais para a realização de teste rápido com fluído oral para detecção do vírus HIV e teste de glicemia capilar. Todas as mulheres tiveram a oportunidade de participar do rastreamento, realizando os exames e verificando o resultado ainda durante o evento.

O Papel da mulher na empresa rural, na economia familiar e as oportunidades de renda foi o tema abordado pela instrutora do SENAR/AR-MT Camila Rossi.

Após a abordagem do SENAR, o evento contou com palestra sobre a prevenção do câncer ministrada pela enfermeira Cintia R. Dias Mauro. “Trouxemos para o encontro de hoje um debate bem objetivo sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero. São assuntos abordados em todo Outubro Rosa, mas sempre tem alguma coisa que a gente não sabe. Como é o câncer, como ele se replica nas células, como toma conta do nosso organismo, também debatemos sobre as medidas preventivas dentre elas o autoexame das mamas e o exame preventivo, os passos de como se fazem e onde procurar pelo serviço. A mensagem que deixamos hoje para as mulheres é de que somos importantes para nós mesmas e precisamos nos cuidar, nos valorizar e nos prevenir”, apontou a enfermeira.

Com importante relação entre a alimentação e o câncer de mama, a nutricionista da academia da saúde Simone Kunz Justen falou com prioridade sobre o tema iniciando com abordagem sobre xenobióticos. “Esses compostos químicos não são naturais do nosso corpo, mas que são produzidos pela indústria ou que existem na natureza e que não são metabolizados direito pelo nosso corpo, se o nosso corpo não metabolizar esses compostos da forma correta ou se não oferecermos os nutrientes necessários para metabolizar e excretar isso, eles podem se tornar compostos tóxicos para nós e podem vir de hormônios em animais, aquele bisfenol do plástico, metais pesados no caso o cromo, o alumínio, conservantes, alimentos da indústria, entre outros. E isso, tem uma forte relação com o desenvolvimento de doenças como o câncer de mama e outros tipos de câncer. Trouxemos essa abordagem para falar do quanto nossa alimentação esta relacionada com o surgimento de doenças, principalmente o câncer”, relatou.

Com sorriso no rosto pelo evento atender as expectativas, a presidente do Sindicato Rural Neusa Cecilia Wessner falou, “o intuito é conscientizar as mulheres sobre a importância do exame do câncer de mama e os cuidados que precisamos ter. Mas, pensamos em abordar o Outubro Rosa para trazer informação e proporcionar algo divertido, onde pudéssemos ter a interação. Assim, trouxemos atividades para proporcionar lazer e um dia agradável para essas mulheres”, disse.

Mulheres do Agronegócio também contou com a parceria do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), FAMATO, e empresas locais que acreditaram no evento.