Bem Vindo, Hoje é Sábado - 15 de Dezembro de 2018
Gaúcha do Norte recebe projeto Roda de Conversa - Álcool e Drogas, um olhar intersetorial
Políticas públicas de prevenção já são realizadas pela rede de enfrentamento, no município
Publicado por Cely Trevisan em 24/10/2018 08:20

A Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM) em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e Secretaria Municipal de Assistência Social de Gaúcha do Norte – MT, realizou na terça-feira, dia 23 de outubro, o Projeto "Roda de Conversa – Álcool e Drogas, um olhar intersetorial". O evento foi realizado na sede do Centro dos Idosos com o objetivo de debater os principais desafios e estratégias de prevenção, juntamente com os gestores e técnicos das Políticas Públicas, onde contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (COMPOD), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Polícia Militar, representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência social, CRAS, além de professores, coordenadores e diretores.

A Roda de Conversa contou com a participação do superintendente de Políticas Sobre Drogas, membro da SEJUDH, Néio Lucio Monteiro Lima e da Assistente Social da APDM, Letícia Albuquerque. O prefeito Voney Rodrigues Goulart esteve no evento e agradeceu todos pela participação. A primeira dama e secretária de Assistência Social, Neusa Petrekic, permaneceu no evento durante o dia todo e falou sobre a importância deste projeto para o município, que vem buscando priorizar a prevenção do uso de drogas e álcool.

Segundo a assistente social Joceli Friedrich, a Assistência fez o chamado para receber este projeto visando atender uma demanda, onde o uso de álcool e drogas é algo que esta bastante presente em Gaúcha do Norte. “Nosso chamado foi atendido e hoje debatemos qual é o papel da rede, o papel da equipe, como atender o usuário, para onde encaminhar, como trabalhar a questão da família. O encontro é muito importante para entendermos melhor o funcionamento da rede, fortalecendo e capacitando nós profissionais que vamos atender esse público, com o intuito de diminuir os usuários de álcool e drogas com ações de prevenção, encaminhamentos e atendimentos”, disse.

No encontro foram abordados temas relacionados ao uso de álcool e drogas, o papel da família, relatos e troca de experiências dos profissionais que atuam na prevenção e tratamento de dependentes químicos. E, como a rede deve funcionar para que esses dependentes sejam atendidos e recebam o devido suporte para ter as devidas condições de superar a dependência.

Sobre a droga ser um problema social, a assistente social da APDM, relatou, “a droga vem se tornando um problema social presente em todas as idades e classes sociais e vem se tornando um problema social, porque a medida que o usuário passa a usar drogas, outras vulnerabilidades vão surgindo, dentre elas a violência que vem aumentando em detrimento ao uso de drogas, mortes, roubos e problemas que vem impactando sobre as políticas públicas, na saúde, na educação, na assistência social e principalmente nas famílias”, afirmou Letícia.

“Hoje estamos realizando esse projeto buscando fortalecer a rede de enfrentamento para que possamos debater o problema social dentro do município e encontrar estratégias que vem impactar no plano municipal de enfrentamento as drogas. Discutindo os desafios, onde estão os problemas a nível de município e buscando rever o plano que o município já tem”, disse Letícia Albuquerque.

Sobre o projeto, o superintendente Néio relatou, “estamos percorrendo os municípios para fazer essa abordagem, fazer um diálogo o funcionamento, encaminhamento, observação, uma ótica de trabalho em grupo e construir boas ações de prevenção que ficam no município”.

O encontro foi muito produtivo e o município de Gaúcha do Norte está avançado quanto ao olhar sobre esse tema, pois já possui o Conselho Municipal assim como o Plano Municipal de Enfrentamento, o passo agora é estruturar a questão do Fundo Municipal.

Algumas ações educativas para os adolescentes foram discutidas e serão incluídas no Plano existente, são elas:

Ações com grandes recursos

• Área de lazer
  • Criar circuito poliesportivo
  • Cursos profissionalizantes
  • Cursos superiores presenciais
  • Escola agrícola
  • Capacitação para a continuidade da rede

Ações sem ou pouco recurso

• Instalação do projeto Proerd
  • Campeonatos para os adolescentes como: vôlei, betes, ciclismo, corrida, entre outros
  • Programa Menor Aprendiz