Bem Vindo, Hoje é Sábado - 15 de Dezembro de 2018
Ação de palestras de combate à dengue são realizadas na escola Bem-Me-Quer
Publicado por Cely Trevisan em 07/11/2018 10:40

O mosquitinho Aedes Aegypti que transmite a dengue e causa febre alta, dor de cabeça, cansaço, indisposição, dores musculares e nas articulações, entre outros sintomas, precisa ser combatido. Em Gaúcha do Norte, alunos dos ensinos municipal e estadual recebem palestras orientativas sobre os devidos cuidados que devem ser adotados no combate ao vetor.

Nesta semana, a secretaria municipal de Saúde através dos agentes ambientais Renato e Márcio, levou informação e conscientização aos alunos da Escola Municipal Bem-Me-Quer. Em outubro, o tema foi trabalhado com os alunos da Escola Estadual Gervásio dos Santos Costa.

“Essa ação tem por objetivo trabalhar a prevenção da dengue aqui no município. Os alunos servem como multiplicadores da nossa mensagem e se tornam os próprios indivíduos que podem fazer a diferença na sua casa, fazendo a varredura no quintal, verificando e eliminando os possíveis reservatórios de água que acabam se tornando os criadouros do mosquito”, disse Renato.

Em 2017 foram relatados 33 casos de dengue em Gaúcha do Norte, esse ano o número já passou de 60 e pode aumentar ainda mais com o período chuvoso. “A água das chuvas aumenta o nível dos reservatórios e chega até os ovos que foram depositados no período da seca, esses ovos eclodem e se transformam em mosquitos adultos em apenas uma semana, dez dias, com a possibilidade de contaminar e transmitir o vírus da dengue”, alertou o agente ambiental.

Cerca de 400 alunos de 1° a 6° ano receberam as ações realizadas nos períodos matutino e vespertino durante a terça-feira (06) e quarta-feira (07.11).