Bem Vindo, Hoje é Sábado - 15 de Dezembro de 2018
COMPOD faz balanço positivo das ações de 2018
Entre as ações estão: Torneio de Bets, projeto Acolher, palestras, Lei do Narguilé, PROERD, etc.
Publicado por Cely Trevisan em 05/12/2018 14:30

O Conselho Municipal de Política Sobre Droga (COMPOD) de Gaúcha do Norte fez um balanço positivo das ações realizadas durante o ano de 2018. Na reunião realizada na manhã de terça-feira (04.12), representantes do Conselho elencaram e avaliaram os trabalhos desenvolvidos.

A parceria firmada com a PM para a realização do Torneio de Bets, a criação do projeto Acolher (um projeto da secretaria municipal de Saúde que surgiu após uma demanda do COMPOD) e da lei de proibição da venda do narguilé, a promoção de palestras sobre o uso de drogas e a implantação do PROERD no município, além de rodas de conversa sobre ações de combate ao tráfico de drogas foram algumas das ações promovidas durante o ano.

Enquanto membro do Conselho, o Sub Tenente PM Enilson Adelino Dantas falou sobre sua avaliação e contribuição, “a nossa contribuição vem como obrigação que todos nós temos não só como cidadão, mas como servidor público que somos. Quanto a avaliação, o trabalho foi positivo mais sempre fica aquela sensação de que a gente pode sempre fazer mais. Vamos continuar participando das ações como cidadão comum que é obrigação de todos nós contribuir de alguma forma”, afirmou ele que passou o comando da PM na manhã de quarta-feira (05.12).

PROERD

A implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) em Gaúcha do Norte é uma solicitação da Polícia Militar e do COMPOD. “Recentemente o soldado Mario Sergio esteve em Cuiabá se qualificando e se formando na área, o objetivo é que em breve consigamos implantar o PROERD em parceria com a prefeitura através da secretaria de Educação, e com certeza depois que a população tiver conhecimento sobre o funcionamento e do benefício para as crianças será muito bem aceito”, disse o Sub Tenente PM Enilson Adelino Dantas.

TORNEIO DE BETS

Em novembro, cerca de 120 pessoas participaram das disputas do 2° Torneio de Bets realizado pela Polícia Militar e pelo Conselho Municipal de Política Sobre Droga (COMPOD), no município de Gaúcha do Norte. O torneio reuniu cerca 90 crianças e adolescentes, a maioria pertencente a famílias de baixa renda, além de trinta adultos que relembraram a brincadeira muito praticada na fase da infância. Além das disputas, o evento contou com breve palestra sobre o uso de drogas e os participantes elaboraram frase com o tema ‘Não ao uso de drogas’, os autores das melhores frases foram premiados com bicicletas novinhas.

LEI DO NARGUILÉ

A LEI Nº. 867 sancionada e publicada em outubro de 2018 dispões sobre a proibição, venda ou aluguel de Narguilé/Arguilé para menores de 18 anos.

ACOLHER

Um recomeço é destinado para usuários de álcool e outras drogas independente de faixa etária, ofertado quinzenalmente às sextas feiras as 08:00 horas na academia municipal de Saúde. É desenvolvido em grupo por equipe multidisciplinar e quando necessário é realizado atendimento individual ou encaminhamento a profissionais da saúde ou para rede de apoio intersetorial. Como no município  não contamos com um centro especializado para atender esta demanda, o grupo terapêutico foi implantado no sentido de acolher, acompanhar, atender, orientar e/ou encaminhar este público.