Bem Vindo, Hoje é Quinta-feira - 17 de Janeiro de 2019
Prefeitura compra caminhonete e investe na qualidade das ações sociais
Recursos federais de indicadores de qualidade da gestão foram destinados para a aquisição
Publicado por Cely Trevisan em 17/12/2018 16:10
"Prefeito Voney Rodrigues Goulart, secretária Neusa e assistente social Joceli"

A mais recente aquisição da Prefeitura através da secretaria de Assistência Social vai proporcionar mais mobilidade para o deslocamento de servidores que desempenham as ações sociais no município de Gaúcha do Norte/MT. Uma caminhonete Hilux 2018/2019 foi adquirida com recursos federais e próprio e contou com investimentos de R$ 163 mil reais.

Para a aquisição foram utilizados recursos da Assistência Social e recebidos através de indicadores de qualidade da gestão. Sendo: R$ 47.625,46 do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Bolsa Família; R$ 36.531,09 do IGD do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e R$ 76.593,45 do Fundo Municipal de Assistência Social (Fmas).

Para a secretária da pasta, Neusa Petrekic, a aquisição vem para somar com o desenvolvimento das ações da secretaria. “O benefício deste veículo é de grande relevância, teremos disponibilidade imediata na locomoção dos servidores que desenvolvem as ações sociais nas áreas indígenas, assentamento, comunidades rurais de Nova Aliança e Botuverá, o que vai gerar mais praticidade principalmente em locais de difícil acesso”, afirmou.

Segundo o prefeito Voney Rodrigues Goulart (Voney Goiano), a aquisição é mais uma conquista do município e em especial da Assistência Social pelo trabalho sério que vem desenvolvendo com a sociedade.

Entenda a origem dos recursos

O IGD é um índice de gestão dos serviços, os atendimentos que o CRAS e o programa Bolsa Família desenvolvem no município são relatados e informados través de números para o ministério. Através desses números, o município ganha um incentivo pela execução dos serviços e é com o recurso desses incentivos que o veículo foi adquirido.

“Esse recurso federal é resultado das ações desenvolvidas e também da participação do público atingido, por isso, que sempre pedimos a participação nas reuniões. O Bolsa Família mesmo vem pelo bom desempenho das condicionalidades da saúde e educação, se as famílias fazem a pesagem e a medida e tem as crianças na escola, o município ganha pontos com isso, esses pontos são revertidos em valores”, disse a assistente social, Joceli Friedrich.