Bem Vindo, Hoje é Terça-feira - 19 de Março de 2019
Jornal Oficial garante economia de mais de R$ 3 milhões para os municípios
Jornal Oficial, utilizado para divulgar, sem custos adicionais, leis, decretos, portarias e outros
Publicado por Cely Trevisan em 08/02/2019 07:20

Foto Por: Agência de Notícias da AMM

No primeiro mês do ano, os municípios economizaram R$ 3,4 milhões com as publicações no Jornal Oficial, utilizado para divulgar, sem custos adicionais, atos oficiais, como leis, decretos, portarias, balanços, editais, extratos de contrato, resultados de licitação, entre outros. A publicação, criada pela Associação Mato-grossense dos Municípios, atende as prefeituras associadas e as Câmaras, além dos Consórcios de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou a importância da publicação, que se modernizou para atender o maior número de municípios. “O jornal é muito utilizado pelas prefeituras e se destaca como um dos principais serviços oferecidos pela instituição aos associados, contribuindo para a economia e transparência  nas administrações municipais”, assinalou.

Os atos da AMM também são disponibilizados, visando a lisura e clareza na administração da entidade. Os Consórcios de Saúde que publicam no jornal são os seguintes: Araguaia, Médio Araguaia, Oeste e Vale do Arinos. Os Consórcios de Desenvolvimento Econômico que utilizam a publicação são os da região Sul, Alto do Rio Paraguai, Complexo Nascentes do Pantanal, Vale do Rio Cuiabá e Portal do Araguaia. O serviço está disponível também para os demais consórcios que tiverem interesse no atendimento.

O responsável pelo Jornal Oficial, Noides Cênio, explica que a publicação garante vários outros benefícios, como eficiência, praticidade, legalidade, contando com o respaldo do Tribunal de Contas do Estado. O conteúdo é elaborado em plataforma digital, com o objetivo de prestar melhor atendimento aos usuários. Os servidores municipais possuem login e senha e estão habilitados a fazer o cadastramento das matérias no sistema. Essa medida garante maior autonomia aos municípios, além do controle integral sobre o conteúdo divulgado.   O jornal pode ser acessado através do link diariomunicipal.org/mt/amm/

Lançada em 2006, a publicação era inicialmente disponibilizada apenas de forma impressa. Para atender a demanda e modernizar o serviço, a AMM lançou a versão eletrônica, garantindo agilidade, facilidade de acesso e segurança, pois todas as publicações são acompanhadas por certificado digital.

As medidas ampliaram, gradativamente, a adesão das prefeituras. Atualmente quase a totalidade dos municípios utiliza o serviço.  Para utilizar o jornal, a prefeitura precisa ser filiada à AMM e aprovar uma lei na Câmara, reconhecendo o Jornal como veículo oficial de publicação dos atos municipais.

Fonte: Agência de Notícias da AMM