Bem Vindo, Hoje é Quarta-feira - 22 de Maio de 2019
Automutilação é tema de palestras para alunos de Gaúcha do Norte
‘Quantos gritos cabem no silêncio’? Abordagem foi realizada para aproximadamente 400 alunos
Publicado por Cely Trevisan em 09/05/2019 14:30

‘Quantos gritos cabem no silêncio’? Essa foi a abordagem trabalhada com alunos de 5° Ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Gervásio dos Santos Costa, em Gaúcha do Norte. A ação de palestras atingiu aproximadamente 400 alunos dos períodos matutino, vespertino e noturno e foi realizada durante a quinta-feira (09.05).

Consequências de bulling, estupro, maus tratos, relacionamento abusivo, entre outros, foram apontados como causas que tem levado crianças, adolescentes, jovens e até adultos a se automutilarem. Onde uma fatia desses casos acaba em suicídio.

Pessoas que se autolesionam com cortes de pele, arranhões, batem em partes do corpo, são comportamentos reais e presente em nossa sociedade. Esses indivíduos buscam se livrar dos sofrimentos, das dores emocionais e acabam adotando esses métodos.

O evento surgiu a partir da necessidade de se trabalhar o assunto nas escolas. A demanda foi constatada pela psicóloga da secretaria municipal de Educação, Jaqueline Silva. O tema foi trabalhado com os alunos pela psicóloga clínica Karine Marafon Rodrigues e aconteceu no Plenário Senador Jonas Pinheiro da Câmara Municipal.

Os encontros foram encerrados com pensamentos positivos de vida e felicidade.

Confira o depoimento da psicóloga e neuropsicóloga Karine Marafon Rodrigues.

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, N° 229 - Centro