Bem Vindo, Hoje é Quarta-feira - 26 de Junho de 2019
Vigilância Ambiental realiza visitação de pontos estratégicos do Aedes Aegypti
19 pontos estratégicos são visitados regularmente
Publicado por Cely Trevisan em 14/05/2019 08:00

A Secretaria de Saúde de Gaúcha do Norte por meio da Vigilância Ambiental tem promovido a visitação de pontos estratégicos considerados potenciais para criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

A ação foi iniciada na manhã de segunda-feira (13.05), no cemitério municipal e visa inibir a proliferação do mosquito. Ao todo, 19 pontos serão visitados, entre eles, fundos da Rua Goiás, borracharias, oficinas mecânica, ferro velho e outros.

Para o gerente em saúde, Renato de Souza, um ponto é considerado estratégico quando apresenta ambientes propícios a proliferação do Aedes Aegypti. “A visitação aos pontos estratégicos acontece a cada 15 dias. O trabalho é minucioso e é verificado se tem larvas e vetores e analisada a necessidade da borrifação. A ação é fundamental porque conseguimos controlar os vetores, eliminar os focos e posteriormente a eliminação do mosquito adulto com a borrifação", disse.

Casos de dengue no município

Em 2019, até o momento foram identificados seis notificações positivas para a dengue, desses, dois casos são em aldeias indígenas. Em 2018, foram identificadas 81 notificações positivas de dengue no município. “A população está de parabéns, registramos uma queda expressiva no número de casos de dengue em Gaúcha do Norte. Neste ano estamos colhendo os frutos das ações de conscientização que foram promovidas na cidade nos anos anteriores. A população aparentemente entendeu o recado”, disse o gerente em saúde.

Palestras de conscientização em escolas e creches, busca ativa durante o ano todo com a visitação de pontos estratégicos, realização de mutirão de limpeza e em último caso, a realização de borrifação quando ocorrem notificações positivas, são ações desenvolvidas no combate a dengue em Gaúcha do Norte.

Fonte: Redação

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, N° 229 - Centro