Bem Vindo, Hoje é Quarta-feira - 20 de Novembro de 2019
Auditores e controladores internos passam por treinamento na CGE para uso de software de auditoria governamental
Controlar interno da Prefeitura de Gaúcha do Norte participou do treinamento
Publicado por Cely Trevisan em 01/07/2019 16:10

Foto Por: CGE-MT

Auditores e controladores internos de vários municípios de Mato Grosso, membros da Audicom-MT, estiveram reunidos nas sextas-feiras (14 e 28 de junho), na sala de treinamentos da Controladoria Geral do Estado (CGE/MT) para receberem capacitação para conhecer e operacionalizar o software de auditoria governamental e controle interno SCI que é utilizado pela CGE. Cerca de 40 controladores e auditores participaram do treinamento nas duas turmas.

Segundo o presidente da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT), Angelo Silva de Oliveira, é incompatível que um órgão de controle da gestão, que tem a missão de fiscalizar todas as áreas da administração pública, não tenha ferramentas tecnológicas para automatizar, economizar tempo e aplicar as melhores práticas. “Por isso é importante parabenizar todos os gestores municipais que promoveram as condições para que seus profissionais de controle interno estivessem presentes no treinamento”, ressalta.

Angelo destaca ainda que a CGE/MT tem 40 anos de experiência na área e que é fundamental que essas boas práticas sejam levadas até os municípios. “Com o uso do software nas Controladorias e Unidades de Controle Interno (UCI) haverá aumento de produtividade, ganho em redução de custos, além do aumento da qualidade e da eficiência na atividade de auditoria governamental e controle interno. É a reunião das melhores práticas e processos para que os profissionais sigam e tenham melhores resultados. É ainda indiscutível o uso da tecnologia para se chegar a eficiência na administração pública”, explica o presidente da Audicom-MT.

A falta do uso da tecnologia da informação (TI) nas controladorias, conforme Angelo, leva o controle interno à ineficiência e ao desperdício de recursos públicos, porque o trabalho do controlador fica restrito na amplitude da administração pública, que geralmente, atua com quadros reduzidos de profissionais e em muitos municípios ainda sem quadros de carreira efetiva.

Também é importante ressaltar, de acordo com o presidente, que a utilização do software pelos municípios é algo que visa fortalecer as Unidades de Controle ou Controladoria municipais e assim a boa gestão dos municípios. “E essa oportunidade permite que os municípios possam firmar uma cooperação estratégica com CGE e acessar uma plataforma gratuita”, reforça.

Para quem participou do treinamento, a oportunidade foi de aprendizado. “O treinamento foi excelente e nos proporcionou um grande aprendizado. Queremos parabenizar a CGE pelo desenvolvimento do software que irá dinamizar e qualificar o trabalho dos auditores e controladores internos e também à Audicom-MT pela constante contribuição e luta diária e profícua em prol da classe dos controladores internos municipais”, disse o secretário e Transparência e Controle Interno da Câmara Municipal de Cuiabá, Jônatas Jovino Pulquerio, que já se colocou à disposição para a implantação do software na Câmara Municipal de Cuiabá.

O software

A intenção, com a utilização do software é melhorar os serviços públicos por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de controle, da conduta dos servidores e dos fornecedores, ampliando a transparência e fomentando o controle social.

O SCI é uma ferramenta que concentra informações de todo o ciclo de auditoria, de planejamento à execução de trabalhos e elaboração dos produtos como relatórios, orientações técnicas, pareceres, entre outros. Uma plataforma que garante controle e segurança, aliada a flexibilidade da nuvem.

O Treinamento

O treinamento foi ministrado pelo secretário-adjunto de Controle Preventivo e Auditoria, José Alves Pereira Filho e pelo superintendente de Soluções Tecnológicas, Wander de Oliveira Lima e contou com a participação de auditores e controladores internos de Santo Antonio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Tapurah, Juscimeira, Tangará da Serra, Bom Jesus do Araguaia, Várzea Grande, Cláudia, Cuiabá, Primavera do Leste, Querência, Colniza, Campo Verde, Gaúcha do Norte, Cáceres, Pontes e Lacerda, Figueirópolis d’Oeste, Porto Estrela e Rondonópolis.

Cooperação Técnica

A cooperação técnica entre a CGE e a Audicom-MT foi possível após encontro do presidente da Audicom-MT, Angelo Silva de Oliveira, com o controlador-geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida e o presidente da Assae, André Luiz Costa Ferreira ocorrido no início do mês de maio.

Continuidade das ações

O presidente da Audicom-MT ainda informa que o próximo passo será discutir a implantação do sistema nas controladorias internas dos municípios. “Para que isso ocorra, a Associação estará auxiliando os municípios na questão técnica de implantação, como parametrizações, hospedagens e acessos, para que isso aconteça com a melhor relação custo-benefício”, explica.

O que ocorre é que os municípios podem ter custos quanto à implantação e manutenção do sistema. Já o software é fornecido de forma gratuita. “Vamos discutir os aspectos técnicos para que os municípios interessados possam o quanto antes colocar o software SCI em atividade”, completa. A expectativa é de que no próximo semestre deste ano alguns municípios já estejam atuando com o sistema fornecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso por meio da CGE.

Fonte: Ascom – Audicom-MT

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, N° 229 - Centro