Bem Vindo, Hoje é Sábado - 21 de Setembro de 2019
Amistoso entre alunos da Apae e da Escolinha de Esportes marca a Semana do Excepcional em Gaúcha do Norte
Objetivo é promover a interação e dessas pessoas nos mais diferentes grupos.
Publicado por Cely Trevisan em 30/08/2019 09:02

De 26 a 30 de agosto a Apae (Associação de Pais Amigos dos Excepcionais) de Gaúcha do Norte tem promovido a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma ação realizada nacionalmente que conta com atividades diferenciadas com o objetivo de promover a interação dessas pessoas nos mais diferentes grupos.

Na tarde de quinta-feira (29.08), foi dia de promover a interação entre alunos da Apae e da Escolinha de Esportes do município através de amistoso e brincadeiras. A diversão foi garantida tanto para os alunos que jogaram quanto para os alunos que ficaram na torcida, vibrando em cada passe de bola.

Para o evento foram convidados dez alunos da Escolinha que juntos com alunos da Apae participaram de corrida de cadeira, corrida dos alunos e um mini torneio de futsal.

Para o professor de educação física da Escolinha e da Apae, Maicon Bonet, o objetivo é promover a socialização dos grupos. “É importante promover essa interação para que essas crianças cresçam já com olhos especiais para essas pessoas, sabendo que eles podem e devem ser tratados como pessoas normais, com respeito e igualdade, apenas com certas limitações. Já para os alunos da Apae é uma socialização enorme onde eles se sentem valorizados nesse meio que muitos tantos gostam que é o esporte”, frisou o professor.

“É muito bom fazer parte desse trabalho juntamente com os demais profissionais envolvidos. Tirar um sorriso e promover esse sentimento de que eles são importantes é de grande valia. As vezes em um dia ganhamos muito mais do que um ano inteiro trabalhado onde a única interação é entre os próprios alunos e funcionários da Apae”, finalizou Bonet.

Atividades da Semana

Abertura da semana com apresentações e presença de autoridades locais, tarde do sorvete e interação com alunos do POPSEC, tarde recreativa em pesqueiro, interação e socialização em escola e tarde recreativa em clube também fazem parte das atividades da Semana do Excepcional em Gaúcha do Norte.

Semana do Excepcional

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla traz debates e reflexões com foco no dever da igualdade para inclusão.

Em 2019, o tema abordado é "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" e vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

Parceria com a Prefeitura

A principal mantedora e parceira da Apae é a Prefeitura Municipal, os funcionários estão no quadro de servidores da Prefeitura através da secretaria de Educação, profissionais da Saúde e Assistência Social também realizam atendimentos e estão presentes no dia a dia desses alunos. Além do funcionalismo, a prefeitura também contribui com a alimentação e mantém o transporte dos alunos de suas casas até a Apae.

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, N° 229 - Centro