Bem Vindo, Hoje é Terça-feira - 12 de Novembro de 2019
Programa gratuito de compras públicas é lançado para comerciantes de Gaúcha do Norte
Programa do Sebrae conta com a parceria da Prefeitura Municipal
Publicado por Cely Trevisan em 18/09/2019 15:02

Foto Por: Ascom

Na manhã desta quarta-feira (18.09), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) esteve reunido com comerciantes e representantes da Prefeitura Municipal para o lançamento do Programa de Fornecedores Para Administração Pública em Gaúcha do Norte. O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos.

O objetivo do Sebrae em parceria com a Prefeitura é sensibilizar os empresários com abordagem em compras públicas, fomentando e fazendo com que comerciantes locais entendam a importância que eles têm para o município e sua importância na participação do processo licitatório. “A nossa intenção é mobilizar os comerciantes do município, despertando o interesse em vender para a Prefeitura para que esta não precise buscar forao produto. A Prefeitura é o maior empregador e comprador do município”, apontou o analista técnico do Sebrae, Zoander de Q. Silva.

O Programa é totalmente gratuito para os comerciantes e vai contemplar 20 empresas da cidade com capacitação de empresários, consultoria presencial e à distância, diagnóstico de cada empresa, além da abordagem dos documentos necessários para que a empresa possa participar de processo licitatório e a vivência nesse processo.

“A maioria das empresas ainda vive aquele mito de que licitação é carta marcada, que a licitação já tem a empresa certa que vai ganhar, que a Prefeitura não paga, na verdade isso tudo são mitos. A Prefeitura é fiscalizada por ‘n’ órgãos diferentes, como controladoria interna, TCU, CGU, população, Câmara de Vereadores, então a Prefeitura tem a obrigação e responsabilidade em quitar essas aquisições. E esse mito de Prefeitura não paga ficou no passado. O processo de licitação público hoje é muito transparente, existe o portal da transparência, onde é publicada toda documentação como editais, pregão eletrônico, contratos firmados aparecem ali, e toda qualquer indivíduo pode ter acesso”, complementou o analista.

Se a Prefeitura compra na cidade, o dinheiro fica na cidade. “Citamos um exemplo: A Prefeitura vai comprar R$ 50 mil de uma empresa local, essa empresa vai ter um faturamento de R$ 50 mil a mais no ano, vai conseguir contratar um funcionário, esses R$ 50 mil volta para a Prefeitura em forma de impostos, o empresário consegue contratar, aumentar o faturamento, e a Prefeitura consegue investir na cidade, fechar parcerias como esta trazendo um estudo de forma gratuita para o comércio, melhorar a qualidade de vida fazendo asfalto, iluminação pública, segurança, dando opções de lazer”, reafirmou Silva.

O lançamento do Programa contou com a abordagem em Empreendedorismo e Mercado pelo olhar e experiência do empresário e consultor do Sebrae, Daniel Real. “O foco do nosso diálogo com os empresários é trazer o olhar empreendedor e demonstrar como é a proatividade e a percepção do empresário de que mercado é muito importante, um olhar de mercado, ter foco no cliente e a importância de buscar novos mercados. Falamos na busca de oportunidades e iniciativa e conectando essa identificação de novas oportunidades com o Programa”, apontou.

O empresário de Gaúcha do Norte que tiver interesse em participar do Programa e não estava presente no evento de lançamento, pode fazer sua inscrição pelo telefone (66) 99207-3601 (Monia) ou (66) 98447-3667 (Jessica), onde receberá todas as primeiras orientações. O Programa será encerrado em dezembro.

Fonte: Ascom Prefeitura - Governo Sério e Justo

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, N° 229 - Centro