Bem Vindo, Hoje é Quinta-feira - 12 de Dezembro de 2019
Home Contato
Notícias
Agentes de saúde visitam residências em combate à Dengue
Objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença
Publicado por Cely Trevisan em 27/11/2019 13:44

Foto Por: Cely Trevisan

Estamos no período chuvoso, aquele período considerado crítico quando tratamos da Dengue, isso porque todos os objetos que acumulam água são potenciais para se tornarem criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da Dengue. Além desses objetos, as caixas de água e fossas mal tampadas, as calhas das casas, os pratinhos das plantas, as vasilhas de água dos animais domésticos também são ótimos ambientes para o mosquito deixar seus ovos.

Buscando a conscientização dos moradores, as agentes comunitárias de saúde (ACS’s), juntamente com o agente ambiental Marcio José S. Gonçalves e o gerente em saúde e coordenador da Vigilância Ambiental, Renato de Souza Bejos, têm promovido um trabalho informativo. Todas as casas dos bairros Vila Nova, Cohab, Jardim Gramado e Beira Rio estão sendo visitadas, moradores estão recebendo orientações sobre a dengue, cuidados relacionados aos criadores do mosquito e o que precisa ser feito para eliminar os possíveis focos, os quintais tem sido vistoriados, larvas estão sendo recolhidas para análise e a informação tem sido disseminada.

A visita nas residências iniciou na terça-feira (26.11), após uma capacitação das ACS’s realizada na academia de saúde Loida Feroldi.

Mutirão de limpeza

Após a visitação das residências será realizado um mutirão de limpeza nos bairros Vila Nova, Cohab, Jardim Gramado e Beira Rio, onde é registrada a maioria dos casos de dengue no município. Moradores devem fazer uma limpeza em seus quintais e colocar todo o entulho na sua calçada que em 10 a 15 dias a Prefeitura vai recolher.

A ação visa diminuir os possíveis criadouros do mosquito e consequentemente diminuir os casos de dengue.

Dengue no município

Enquanto os municípios vizinhos como é o caso de Canarana e Paranatinga, contabilizam centenas de casos positivos de dengue, Gaúcha do Norte registrou até o momento 19 casos positivos.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, os baixos números são reflexos de todo trabalho de conscientização já realizado no município. “Gostaria de parabenizar a população sobre os cuidados que estão tendo com o seu quintal, com na sua casa, no que diz respeito aos criadouros do mosquito da dengue”, retratou Renato.

A questão da dengue é uma responsabilidade de cada morador, se cada um cuidar do seu quintal, da sua casa, do seu bairro todos na cidade vão ser beneficiados com isso.

 





Fonte: Ascom Prefeitura - Governo Sério e Justo

Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, N° 229 - Centro

Expediente: 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas

CEP: 78875-000
Fone: (66) 3582-1135/1679

E-mail: prefgnt@yahoo.com.br

Copyright © 2019 Gaúcha do Norte. Todos os direitos reservados