Bem Vindo, Hoje é Sábado - 25 de Janeiro de 2020
Novos conselheiros tutelares passam por semana de capacitação
Gestores e membros do Conselho de Direitos também estiveram presentes no evento
Publicado por Cely Trevisan em 02/12/2019 14:39

Foto Por: Imagens cedidas

Durante a semana passada, os cinco conselheiros tutelares de Gaúcha do Norte eleitos para o quadriênio 2020/2024, participaram de uma capacitação realizada a partir de uma parceria entre a Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM) e a Servir Consultoria. O evento aconteceu em Cuiabá e contou com cerca de duzentos participantes vindos de aproximadamente 50 municípios de Mato Grosso.

Além dos conselheiros tutelares, Gestoras e Presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também participaram do evento. A primeira-dama e secretária de Assistência Social e de Administração de Gaúcha do Norte, Neusa Petrekic, e Joceli Friedrich em nome do CMDCA estiveram presentes na capacitação.

A capacitação foi promovida com o objetivo de atualizar os profissionais integrantes do Conselho Tutelar para melhor atuarem, conforme as suas atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as várias Resoluções do CONANDA, entre outras normativas portarias e resoluções das diferentes políticas. Levando informação a conselheiros, gestores e representantes do Conselho de Direitos, para que todos tenham o mesmo entendimento e possam seguir a mesma linha de trabalho em relação as políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente.

O evento contou com a participação de diversos palestrantes, além de rodas de troca de experiências, vídeos interativos, discussões, depoimentos e até um teatro. Os novos conselheiros irão, também, contar com uma plataforma digital de apoio e avaliação com vídeo aulas e avaliações de conteúdo através do método EAD.

A parceria da APDM, segundo a presidente Tayane Castro, foi pensada antecipadamente, para que, logo após a eleição do Conselho Tutelar, já pudesse ser organizado o curso. Com isso, quando os conselheiros tomarem posse em 10 janeiro de 2020, estarão preparados para assumir o trabalho.

Já a coordenadora do evento, Eliacir Pedrosa, afirmou que é uma honra contribuir com tantos municípios que apresentam necessidades em relação à compreensão do fluxo de atendimento na proteção e na defesa as crianças.

Luciano Ricardo dos Santos é um dos conselheiros eleitos em Gaúcha do Norte e comentou sobre a capacitação, “como conselheiro de primeiro mandato tive a imensa oportunidade de participar dessa capacitação que para mim foi importantíssima. Ministrada por uma equipe de valor ímpar através de seus organizadores  e mestres ao qual deixo meu respeito e gratidão. Em especial a nossa gestora e primeira dama de Gaúcha do Norte, Neusa, que nos concedeu a oportunidade de começar a nossa missão de Conselheiro Tutelar com o pé  direito, nos dando total apoio. Com esse conhecimento adquirido  através da Servir Consultoria e a APDM, apenas gratidão. Ao CMDCA através da Joceli e aos meus companheiros do colegiado sem me esquecer da prof. Eliacir que juntamente com todos participantes organizaram esse evento com muita responsabilidade e amor”, pontuou.

Após todo conheicmento adquirido durante a capacitação, nesta segunda-feira (02.12), os participantes de Gaúcha do Norte repassam todas as informações aos demais membros do CMDCA.

Veja os palestrantes que participaram durante os três dias de curso:

Direito Sistêmico com Juiz Dr Jamilson Haddad, Medidas Socioeducativas com a Juíza Dra. Cristiane Padim, Adoção com Lindacir Rocha Bernardon – fundadora da AMPARA, Prevenção a Depressão/Suicídio na Infância e Adolescência com Dra. Ana Paula Polato, Sinais de identificação de Violência com Eliacir Pedrosa, A Lei das Drogas e os Adolescentes com Dra. Renata do Carmo Evaristo Parreira, Estatuto da Criança e do Adolescente com José Rodrigues, Gestão dos Fundos Municipais – FIA com Manoel Lourenço Amorim Silva, Captação e Aplicação dos Recursos do FIA com Fatima Dragone, Modalidades de Acolhimento de Crianças e Adolescentes com Clodoaldo Adamczuc, Trabalhos em Rede com Gisele Marques Lopes, Plano Decenal com Silbene Santana, Sistema de Informação para a Infância e Adolescência com Jussara Rodrigues Souza, Dados do SINAN – Notificação de Agravo de Violência Interpessoal e Autoprovocada com Tania Rosário e Atuação no Conselho Tutelar – Relatos de Casos com Carolina Santos Pitanga de Azevedo.

Fonte: Ascom Prefeitura - Governo Sério e Justo

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, N° 229 - Centro