Bem Vindo, Hoje é Sexta-feira - 21 de Fevereiro de 2020
Vacinação contra o Sarampo é neste sábado
Nesta etapa devem ser imunizadas pessoas de 5 a 19 anos de idade
Publicado por Cely Trevisan em 12/02/2020 13:16

Neste sábado (15.02), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. As unidades de saúde estarão abertas das 8 às 11 e das 13 às 17 horas para imunização de crianças a partir de cinco anos de idade e jovens até 19 anos.

Para a vacinação é necessário levar a caderneta de vacinação e cartão SUS.

Campanha

A campanha de vacinação iniciou em todo Brasil no último dia 10 e vai até dia 13 de março.

Doença

Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreiacegueirainflamação do cérebro e pneumonia.

O sarampo transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada. Pode também ser transmitida através do contato com a saliva ou secreções nasais. Nove em cada dez pessoas que não estão imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infetada contraem a doença.

vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença.

Fonte: Ascom Prefeitura - Governo Sério e Justo

Endereço: Avenida Brasil, N° 1200 S - Centro