Bem Vindo, Hoje é Sábado - 11 de Julho de 2020
Home Contato
Notícias
MP e Audicom firmam acordo para fortalecer controle da gestão pública

Publicado por Cely Trevisan em 26/06/2020 13:35
"Reunião realizada no dia 03/04/2019, antes da pandemia do Covid-19"
Foto Por: Imagem cedida

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT) firmaram um acordo de cooperação técnica voltado à fiscalização, prevenção e repressão à corrupção nos municípios do estado. O termo foi assinado no dia 23 de junho (terça-feira), visando fortalecer o controle da administração pública por meio de ações de interesse mútuo que contribuam para o alcance da missão do MPMT e que corroboram para a efetividade dos Sistemas de Controle Interno (SCI) municipais. 

O intercâmbio institucional de informações auxiliará membros do MPMT na fiscalização da legalidade dos atos do poder público nos municípios, aumentando a capacidade de controle da eficiência do gasto público. Além disso, o acordo de cooperação prevê o incremento do Sistema de Controle Interno dos municípios mato-grossenses, especialmente na atuação que envolva recursos, patrimônios e políticas públicas de Estado, mediante atuação articulada e integrada entre as instituições na prevenção e repressão à corrupção. 

O termo estabelece ainda a elaboração de um plano de trabalho com objetivos, metas, prazos e responsabilidades; definição de protocolos de execução; composição de grupos temáticos; e fornecimento de dados estatísticos com observância da legislação específica.

O acordo de cooperação técnica foi acertado em reunião da diretoria da Audicom-MT com o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, e o subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, Deosdete Cruz Junior. O documento é assinado pela subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Eunice Helena Rodrigues de Barros, e pelo presidente da Audicom-MT, o controlador interno do município de Rondonópolis Ângelo Silva de Oliveira. 

Para o Diretor da Região do Araguaia da Associação dos Auditores e Controladores Internos, (Audicom)  Elias André de Lima Sanches, esse Termo de Cooperação entre Ministério Público e Controladores Internos, trará  um novo marco, na atuação de todos os controladores dos municípios do Estado de Mato Grosso, pois o trabalho será subsidiado pelo acompanhamento direto do Ministério Público no cumprimento Constitucional de fiscalização por parte dos Controladores e também fortalecer o controle da administração pública por meio de ações de interesse mútuo que contribuam para o alcance da missão do MPMT e que corroboram para a efetividade dos Sistemas de Controle Interno (SCI) municipais.





Fonte: MPMT

Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte

Endereço: Avenida Brasil, N° 1200 S - Centro

Expediente: 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas

CEP: 78875-000
Fone: (66) 3582-1135/1679

E-mail: prefgnt@yahoo.com.br

E-mail Departamento de Tributos: tributos@gauchadonorte.mt.gov.br

Copyright © 2020 Gaúcha do Norte. Todos os direitos reservados