Bem Vindo, Hoje é Quinta-feira - 06 de Maio de 2021
Educação de Gaúcha do Norte inicia implantação de sistema educacional para professores de escolas indígenas
Educação municipal indígena atende 186 alunos em sete aldeias diferentes
Publicado por Cely Trevisan em 19/04/2021 15:48

Foto Por: Imagens cedidas

A Prefeitura de Gaúcha do Norte através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um importante trabalho com as escolas municipais indígenas, a implantação do sistema educacional Omega.

Um acesso foi criado para cada professor indígena e computadores estão sendo entregues e instalados nas escolas, também foram iniciadas ações de suporte para esses profissionais trabalharem o sistema com ênfase nos diários. Durante o ano, as orientações também vão acontecer para a inserção de relatórios dos alunos. Todo o material inserido pelos professores é acompanhado pela Secretaria.

Até 2020, todo esse trabalho era desenvolvido pela própria secretaria, a partir do ano letivo de 2021, os professores da própria comunidade vão desenvolver as atividades.

A ação vem com o objetivo de levar qualidade de ensino aos povos indígenas, valorização, além de,  mais autonomia aos educadores, novas experiências e aperfeiçoamento no ensino indígena.

Em Gaúcha do Norte-MT, 187 alunos estão inseridos na educação indígena e estão distribuídos nas quatro escolas: Escola Municipal Indígena EMKIA (localizada na aldeia Utawana); Escola Municipal Indígena Mirassol; Escola Municipal Indígena Mehinako Madrim; Escola Municipal Indígena Ulupuwene; assim como nas três salas anexas localizadas nas aldeias Barranco Queimado, Kuikuro e Waurá.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Endereço: Avenida Brasil, N° 1200 S - Centro