Bem Vindo, Hoje é Quinta-feira - 23 de Novembro de 2017
Contratação planejada envolve estudo de demanda e da realidade do município
Cerca de 80 controladores internos participaram da oficina Programa Aprimora do Tribunal de Contas
Publicado por Cely Trevisan em 28/03/2017 08:17

Para realizar uma contratação pública é preciso planejar, estudar a demanda e a realidade de cada município. E para fazer essa avaliação, os controladores internos precisam estar preparados e munidos de material suficiente para orientar os gestores e fortalecer o controle interno. O tema foi discutido na segunda oficina do Programa Aprimora do Tribunal de Contas, realizada nos dias 23 e 24.03 na Escola Superior de Contas. Participaram 80 controladores internos de Mato Grosso. O Aprimora foi criado em 2016, voltado a garantir a qualidade do controle interno.

No caso da oficina de Contratações Públicas, o foco foi demonstrar os riscos que podem ocorrer numa contratação mal feita, sem planejamento e sem um estudo de demanda. "O controlador interno deve estar preparado para enxergar os erros, alertar a administração pública quanto aos processos de contratação desde o edital até o contrato e orientar o fiscal de contrato", diz o auditor público externo Rodrigo Sávio Costa, do TCE.

Em Gaúcha do Norte, as contratações de serviços são constantes. Combustível, alimentos escolares, peças de manutenção, medicamentos e serviços médicos. Segundo informações do controlador interno do município, Elias André de Lima Sanches, tudo é importante para o município, mas é preciso avaliar as prioridades e demanda. "Hoje nosso maior problema está na saúde, nas contratações de serviços especializados na área".

Gaúcha do Norte fica na região do Parque Indígena do Xingu, distante 200km de Paranatinga e 569 km de Cuiabá. Também foram realizadas duas oficinas para os mesmos controladores internos (80), com o tema Gestão de Frotas.

Elias André, controlador interno da prefeitura de Gaúcha do Norte

Fonte: TCE-MT