Bem Vindo, Hoje é Quinta-feira - 23 de Novembro de 2017
Educação indígena de Gaúcha do Norte recebe devida atenção e cuidados
Município passa a atender cerca de 230 alunos indígenas
Publicado por Cely Trevisan em 03/04/2017 08:00

Desde janeiro de 2017, a educação nas escolas indígenas de Gaúcha do Norte tem recebido a devida e necessária atenção por parte do município. Cerca de 230 alunos da educação infantil ao 9° ano passam a ser atendidos pelo município nas oito escolas indígenas.

Uma equipe da secretaria visitou todas as escolas indígenas para a devida organização do ano letivo, englobando ações de apoio pedagógico aos professores. Foram visitadas as escolas: Ulupuwene; EMKIA; Mehinako Madrim; Mirassol; Aturua; Caribe e Nekupai.

Devido a falta de estruturas adequadas em algumas escolas, o início do ano letivo foi registrado em 20 de fevereiro. “Algumas escolas não tinham nem barraco de lona para atender esses alunos, então a secretaria realizou um trabalho de emergência para resolver provisoriamente essa situação e assim iniciar as aulas”, apontou o secretário da pasta, Marcos Douglas Pereira.

Dentre as oito escolas indígenas, três delas foram implantadas em 2017. Em duas delas, as aulas foram iniciadas em 20 de fevereiro, já a terceira e recém implantada na aldeia Waura o início das aulas está programado para o mês de abril. “Durante o mês de março, a assessoria pedagógica indígena recebeu essa demanda para a implantação da oitava escola, assim, estamos organizando todos os pontos necessários e indispensáveis para em breve iniciar as aulas”, afirmou a coordenadora pedagógica indígena, Catia Leticia Trevisan.

Ainda segundo o secretário, os projetos para a construção das escolas indígenas necessárias estão praticamente prontos, porém demanda de licitação. Até que isso se concretize, as comunidades estão providenciando barracões. Na aldeia Mirassol a escola vai passar por reforma e ampliação com espaços disponíveis para refeitório e cozinha.

Conferência

No dia 24 de março, representantes da educação indígena municipal participaram da II CONEEI – 2ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena realizada na aldeia Mehinako. O momento contou com a presença do povo indígena para a avalição e definições das políticas públicas para a educação escolar indígena.

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, S/N - Centro