Bem Vindo, Hoje é Sábado - 18 de Novembro de 2017
Assentamento Nova Aliança vive momento de conquistas
Rede de energia elétrica e Contrato de Concessão de Direito Real de Uso estão entre as melhorias
Publicado por Cely Trevisan em 18/10/2017 16:30

Foto Por: Imagens cedidas

Depois de muitos anos de espera e de lutas, o início da concretização de alguns sonhos tem trazido mais esperança às famílias do Assentamento Nova Aliança, localizado no município de Gaúcha do Norte. A chegada dos primeiros postes de energia do programa Luz Para Todos é uma das grandes conquistas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gaúcha do Norte, juntamente com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso, Associação do Assentamento, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Atualmente, o Assentamento conta com 87 famílias, dessas, cerca de 40 moram na localidade.

Entre os dias 20 e 28 de setembro de 2017, uma equipe do INCRA esteve no assentamento para uma vistoria com o objetivo de titularização das terras, com a etapa concluída, o prazo para a entrega dos Contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CCDRU) é de 90 dias. Porém, só devem ser beneficiadas as famílias que estão em dia com a documentação exigida. Os demais ficam a espera de uma nova avaliação do INCRA.

Já no dia 29 de setembro, coordenadores do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural Ambiental Especializada para os Assentamentos do Norte de Mato Grosso, promovido pela Universidade de Brasília/ Faculdade Planatina/FINATEC, estiveram no assentamento para a realização de um seminário local. Na ocasião foram debatidos assuntos como O CAR (Cadastro Ambiental Rural); diagnóstico de Sistemas Agrários, entre outros. Posteriormente, de 02 a 09 de outubro, representantes realizaram o CAR individual de cada assentado.

Em 06 de outubro, uma equipe do INCRA visitou a localidade e fez um levantamento para a liberação de crédito para os assentados que se encontram regulares.

A tão sonhada e esperada Rede de Energia está prestes a ser utilizada pelos moradores daquela região. Os primeiros postes chegaram à localidade no dia 10 de outubro. Posteriormente, a devida instalação e ligação deve acontecer em todos os lotes, porém, será liberado o ponto para os lotes onde há alguma construção.

Fonte: Ascom Prefeitura

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, S/N - Centro