Bem Vindo, Hoje é Sábado - 18 de Novembro de 2017
Crianças recebem palestra sobre higiene pessoal
Encontro faz parte das ações realizadas em prol do grupo Criança Saudável da Academia da Saúde
Publicado por Cely Trevisan em 27/10/2017 09:00

Na manhã de ontem, dia 26 de outubro, os aluninhos do Maternal 2 da creche Cantinho do Amor e extensão, aprenderam um pouco mais sobre a higiene pessoal em uma conversa realizada na academia da saúde, Loida Feroldi. Ação pertence ao grupo Saúde da Criança.

Os pequeninos de 3 e 4 anos de idade, assistiram a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Marcinei Baraba, falar sobre a importância de tomar banho, manter as mãozinhas limpas sempre lavando-as antes das refeições, cortar as unhas das mãos e dos pés, escovar os dentes e cuidar da cabecinha e do cabelo quando tiver piolhos. Até um fantoche de cachorro participou do momento.

Como após a conversa, foi servido lanche, a coordenadora ensinou como se deve lavar as mãos e juntamente com as professoras, acompanhou as crianças para que todas lavassem devidamente suas mãozinhas antes do lanche.

Para a enfermeira, a conversa foi bastante proveitosa, “as crianças participaram e se envolveram com o assunto tratado”.

Academia da saúde

A academia da saúde é uma estratégia de prevenção e promoção à saúde, onde são articuladas as ações juntamente aos programas da atenção básica. Palestras e atividades são realizadas quinzenalmente com os grupos:

• Segundas-feiras: Hiperdia - hipertensos e diabéticos + auriculoterapia para os participantes assíduos;
  • Terças-feiras: Grupo Corpo, Mente e Saúde e grupo De Bem com a Balança - comunidade em geral + auriculoterapia para participantes assíduos; SEMANAL
  • Quartas-feiras: Grupo Gestante Saudável com auriculoterapia;
  • Quintas-feiras: Grupo Saúde da Criança - para pais e crianças de 0 a 8 anos;
  • Sextasfeiras: Grupo Corpo, Mente e Saúde para adolescentes de 8 a 18 anos - com auriculoterapia.

Auriculoterapia, é a terapia que consiste na estimulação com sementes de mostarda, em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, diabete, obesidade, entre outros. As sessões são realizadas semanalmente na academia da saúde.

Fonte: Ascom Prefeitura

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, S/N - Centro