Bem Vindo, Hoje é Quinta-feira - 18 de Outubro de 2018
Mais de 350 técnicos da Assistência Social participam de seminário do Pró-família
O município de Gaúcha do Norte esteve representado no evento que aconteceu nos dias 21 e 22
Publicado por Cely Trevisan em 23/11/2017 06:40

O I Seminário Pró-família – Rede de proteção, Vigilância e Direitos, conta com a participação de mais de 350 técnicos da gestão da Assistência Social, representantes de 133 municípios do Estado de Mato Grosso, entre eles esta o técnico da Assistência Social de Gaúcha do Norte, Luiz Carlos Santos Lopes. O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá.

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, abriu o evento e juntamente com o secretário chefe da Casa Civil, Max Russi, deu as boas vindas aos participantes e equipe técnica, responsáveis pelas palestras e painéis temáticos. A titular da Setas agradeceu o empenho de todos os participantes e ressaltou a importância do seminário para sanar dúvidas que ainda existem sobre o Pró-família.

“Temos muita preocupação com eventuais dúvidas que podem surgir e isso atrapalhar a execução do programa, prejudicando as famílias. Sempre trabalhamos com muita transparência e proximidade com os municípios e comitês gestores. Antes de iniciar a execução do Pró-família, fizemos videoconferências, com tira dúvidas e as perguntas mais frequentes. Então, o seminário é mais uma oportunidade única para fazer esse intercambio com os técnicos da Família Paranaense, trocar experiências e também ampliar a rede de proteção e aderir a boas práticas”, disse a secretária.

O chefe da Casa Civil, Max Russi, acompanhou a abertura e destacou que o programa Pró-família foi criado para que o Estado possa acompanhar de perto pessoas em situação de vulnerabilidade e criar políticas públicas para a superação das dificuldades. “É um momento difícil para todos. Mas o Estado não abandonou as pessoas mais carentes, que são as mais atingidas com a crise econômica. O Pró-família foi criado como uma forma do Governo pegar na mão dessas pessoas, com o básico para alimentação e os cursos de qualificação, para ser reinserido no mercado de trabalho com dignidade”, destacou o chefe da Casa Civil.

O seminário iniciou com a apresentação da metodologia de trabalho do Pró-família, seguida da palestra: Programa Pró-família- Estratégias de Inclusão e Proteção Social. Finalizando a manhã com a palestra sobre o programa Família Paranaense: Inovação e Parceira com Mato Grosso.

A coordenadora do Família Paranaense, Letícia Regina Hillene, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, elogiou a iniciativa de promover a troca de experiência entre os dois estados. “Acho que eventos como este que envolve esta parceria do Estado com os municípios só fortalecem esta estratégia de enfrentamento da pobreza que o Mato Grosso esta implantando com o pró-Família. Eu tenho uma satisfação muito grande de poder contribuir um pouco com a experiência do Paraná aqui, nós que estamos com o programa Família Paranaense implantado desde 2012, já com bons resultados efetivos comprovados”, destacou.

Na parte da tarde, a programação contou com dois painéis: Painel 1: Agenda da Família, Acompanhamento Familiar, Pacto Pró-Família. Painel 2: Sistema de Informação de Acompanhamento Familiar  - Índice de Vulnerabilidade Familiar e Monitoramento Pró-Família.

O governador Pedro Taques participou do encerramento da programação de terça-feira, destacando a importância da rede de proteção e a atuação dos agentes comunitários de saúde. “Já estamos atendendo mais de sete mil famílias com o Pró-família, são mais de 25 mil pessoas. Quem está fazendo esse trabalho são as agentes de saúde, que tem papel fundamental nesta grande rede de proteção social. Cabe ao Governo estabelecer estas estratégias e o comemorar a saída dessas pessoas da situação de vulnerabilidade social”, enfatizou Taques.

Fonte: Setas-MT