Bem Vindo, Hoje é Quarta-feira - 13 de Dezembro de 2017
Agentes ambientais coletam grande número de larvas de Aedes aegypti
Material coletado está sendo utilizado para dados do levantamento do LIRAa
Publicado por Cely Trevisan em 30/11/2017 09:00

Agentes ambientais de Gaúcha do Norte têm se deparado com uma grande quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Apenas de segunda a quarta-feira desta semana, dezenas dessas larvas foram coletadas e distribuídas em 18 tubetes. As mesmas foram encontradas em diferentes pontos da cidade.

A secretaria de Saúde por meio da Vigilância Ambiental volta a alertar a população quanto aos cuidados necessários, essencialmente neste período chuvoso. “Durante as visitas dos agentes, a população tem sido orientada sobre os cuidados devidos para o controle do mosquito Aedes Aegypti. Todo o material coletado diariamente, está sendo utilizado para levantamento de dados do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti)”, disse a coordenadora da vigilância ambiental de Gaúcha do Norte, Maria Ivanilda da Silva.

“Nesse período, a proliferação do mosquito pode acontecer facilmente, devido o aumento considerável de recipientes com acúmulo de água e que acabam se tornando criadouros do Aedes Aegypti”, complementou a coordenadora.

Além dos cuidados com recipientes que podem acumular água como garrafas, copos, latas, pneus, vasos de plantas, calhas, entre outros, os cuidados redobrados devem se estender para o suspiro das fossas e para as caixas de água que devem estar sempre bem tampadas. E para evitar picadas do mosquito, faça o controle pessoal com uso do repelente, diariamente.

Fonte: Redação

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, S/N - Centro