Bem Vindo, Hoje é Quarta-feira - 13 de Dezembro de 2017
Abandono e maus tratos de animais é crime
Cenário de abandono de animais de estimação é muito frequente em Gaúcha do Norte
Publicado por Cely Trevisan em 04/12/2017 10:00
"Animais abandonados em caixa de papelão"

Cachorros e gatos transitando pelas ruas, nos arredores da cidade e nas proximidades do ‘Lixão’ é uma realidade presenciada diariamente pela população de Gaúcha do Norte. Problema social proveniente do crime de abandono de animais e casos em que o dono deixa o seu bixinho de estimação solto pelas ruas.

O abandono de animais filhotes, doentes e em idade adulta tem sido cada vez mais frequente e novos casos surgem com regularidade no município. O número de abandonos cresce ao mesmo tempo em que a consciência do ser humano diminui e os problemas sociais aumentam.

Esta prática que vem sendo adotada por muitas pessoas, é crime. Assim como o atropelamento de um animal sem que haja a prestação de assistência por parte do condutor do veículo; ameaça de envenenamento; bater e espancar também são práticas proibidas previstas na Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A punição varia de 3 meses a 1 ano de reclusão e multa.

O cenário de abandono de animais aparece cercado de problemas sociais, como é o caso do controle de zoonoses, doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o ser humano, dentre elas a raiva, a dermatite (sarna), a leishmaniose, entre outras. Animais nas ruas também podem revirar lixeiras, entrar no quintal e trazer perigos para o trânsito.

Com esse número de animais nas ruas que não para de crescer, a secretaria de Saúde, através das vigilâncias Sanitária e Ambiental, alerta que o problema será amenizado apenas quando os donos cuidarem adequadamente do seu animal de estimação e tomar consciência de que esses atos são crime, não podendo esquecer de que se trata de seres vivos.

Muitos casos de abandono são acompanhados pela médica veterinária, Kássia Renostro Ducatti, "muitos casos de animais filhotes chegam até a secretaria, então recolhemos, tratamos e em grupo fazemos mutirão para conseguir com que sejam adotados. Temos alguns parceiros que fazem a diferença nesse trabalho tão importante", disse.

Sejamos conscientes e responsáveis com os animais de estimação.

Fonte: Redação

Endereço: Rua Pará esquina com Rua Brasília, S/N - Centro