Bem Vindo, Hoje é Terça-feira - 23 de Outubro de 2018
Prefeitura de Gaúcha do Norte realiza ação de combate e bloqueio ao mosquito Aedes Aegypti
O trabalho é realizado em pontos estratégicos como oficinas mecânicas, borracharias e lava jatos
Publicado por Cely Trevisan em 31/01/2018 14:20

A secretaria municipal de Saúde de Gaúcha do Norte através da Vigilância Ambiental tem trabalhado no combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chrikungunya. Atuando diretamente na eliminação desses mosquitos, ações de combate e bloqueio químico (borrifação) estão sendo desenvolvidas desde a terça-feira, dia 30 de janeiro, a fim de garantir a diminuição no número de casos das doenças.

O trabalho é realizado em pontos estratégicos como oficinas mecânicas, borracharias, lava jatos, olarias, entre outros, estabelecimentos em que comumente são encontradas larvas do mosquito, devido locais propícios para criadouros.

Nesta etapa, a borrifação acontece nos bairros Alvorada, Vila Nova, Jardim América, Santo Antônio e na saída para Paranatinga.

Para o gerente em saúde, Renato de Souza, a borrifação elimina apenas os mosquitos adultos, e para a diminuição dos registros de larvas e doenças causadas pelo Aedes Aegypti, o apoio e o cuidado da população é essencial. “A eliminação de possíveis criadouros do mosquito é uma medida que deve ser adotada repetidamente, devido o rápido ciclo do Aedes que é de uma semana a 10 dias”, apontou.

COMO PREVENIR

Além dos cuidados com recipientes que podem acumular água como garrafas, copos, latas, pneus, vasos de plantas, calhas, entre outros, os cuidados redobrados devem se estender para o suspiro das fossas e para as caixas de água que devem estar sempre bem tampadas. E para evitar picadas do mosquito, faça o controle pessoal com uso do repelente, diariamente.