Bem Vindo, Hoje é Segunda-feira - 16 de Julho de 2018
Gaúcha do Norte recebe Plano Municipal de Saneamento Básico
No dia 27 de março foi realizada a cerimônia de entrega do Plano para 106 municípios de MT
Publicado por Cely Trevisan em 16/04/2018 09:30
"Plano Municipal de Saneamento Básico foi entregue ao engenheiro ambiental William Cardoso"
Foto Por: Imagem cedida

No dia 27 de março de 2018, aconteceu a cerimônia de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) aos 106 municípios mato-grossenses participantes. Na ocasião, o prefeito de Gaúcha do Norte, Voney Rodrigues Goulart, esteve representado pelo engenheiro ambiental William Cardoso. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência da Funasa-MT e com parceria da UFMT.

O Governo Federal por meio da Funasa e da Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT) investiram juntos R$ 9,7 milhões para os estudos, pesquisas e levantamentos do saneamento básico nas cidades orientadas. Estudantes e professores da UFMT participaram ativamente da elaboração do plano. A parceria foi firmada conforme termo assinado em 2014.

O plano garante que a cidade tenha metas que serão cumpridas durante os próximos 20 anos, nos quatro eixos que compõem o Saneamento Básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, águas pluviais e resíduos sólidos).

O PMSB é um requisito mínimo para que o município possa requerer recursos do Estado e da União. Sendo assim, a Administração Municipal poderá investir com maior efetividade em saneamento básico e garantir saúde ao povo taquariense, já que há dados que comprovam que investir em saneamento é garantir maior prevenção em saúde.

O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos, que avalia o estado de salubridade ambiental, inclusive da prestação dos serviços públicos a ela referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico.