Bem Vindo, Hoje é Quarta-feira - 25 de Abril de 2018
Gaúcha do Norte participa de capacitação promovida pela Setas em Mato Grosso
Curso discutiu concepção e abordagens da vigilância sociassistencial
Publicado por Cely Trevisan em 16/04/2018 10:00

Foto Por: Imagens cedidas

De 09 a 13 de abril de 2018, o município de Gaúcha do Norte participou do Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS que reuniu 150 trabalhadores dos 141 municípios do Estado, em Cuiabá. A capacitação discutiu a concepção e abordagens, marco normativo e macroatividades da vigilância socioassistencial, ao todo foram 40 horas aula. O curso foi ofertado no prédio da Faculdade Mato Grosso – UNIASSELVI, em Cuiabá.

O projeto foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) através do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS).

Durante a atualização, os profissionais receberam informações sobre a vigilância socioassistencial e seus objetivos, os principais conceitos sobre risco, vulnerabilidade e território. Além de temas técnicos como organização, estruturação e padronização de informações, gerenciamento e consulta de sistemas informacionais.

A secretária Adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Cordeiro Ferreira, informou que até outubro deste ano a Setas disponibilizará mais seis capacitações dentro deste programa. A próxima ocorrerá entre os dias 21 e 25 de maio, com a Atualização para Elaboração de Planos de Assistência Social.

Participou do curso, a assistente social de Gaúcha do Norte Joceli Friedrich. “Participar desta capacitação nos fez perceber que implantar a vigilância socioassistencial em nosso município será extremamente necessário para que possamos dar mais visibilidade as ações da assistência social. Estamos aprendendo a coletar dados de forma correta, a construir indicadores que nos permitam conhecer o nosso território, que posam nos auxiliar a identificar a realidade do nosso município, para que possamos planejar ações que estejam de acordo com a necessidade da população. Não será uma tarefa fácil, mas muito necessária”, afirmou a assistente social.

A Vigilância Socioassistencial faz parte dos objetivos estruturantes da política de assistência social brasileira, da mesma maneira que a proteção social e a defesa de direitos.

Fonte: Redação