Bem Vindo, Hoje é Sábado - 15 de Dezembro de 2018
Roda de conversa aborda o combate à dengue em Gaúcha do Norte
O momento foi promovido pela secretaria municipal de Saúde
Publicado por Cely Trevisan em 19/04/2018 10:00

O combate à dengue foi assunto de uma roda de conversa realizada na tarde de ontem, dia 18, para os vovôs e vovós de Gaúcha do Norte. O encontro foi promovido pela secretaria de Saúde através da Vigilância Ambiental e Atenção Básica e foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos.

Durante a conversa foram frisadas a importância e a necessidade de conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários no combate aos mosquitos Aedes Aegypti (vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya) e Albopictus (transmissor da malária). Ambientes propícios para o desenvolvimento e a proliferação dos mosquitos, assim como a origem deles fizeram parte da explanação.

O encontro foi ministrado pela coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Ivanilda da Silva, pela coordenadora da Atenção Básica, Marcinei Baraba e pela médica Dra. Isabel Cuim. As profissionais abordaram quais os cuidados devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito, as doenças transmitidas e seus sintomas e tratamentos. Tipos de dengue, zika, chikungunya, febre amarela e a síndrome de Guillain-Barré foram abordadas.

Sobre o trabalho realizado nos pontos estratégicos que são grandes potenciais de criadouros, a coordenadora da vigilância, apontou, “os locais que possuem grande fluxo de pessoas e uma maior quantidade de resíduo são considerados pontos estratégicos, a vigilância trabalha com borrifação a cada 15 dias, entre esses locais estão: borracharias, funilarias, pátio das lojas de material de construção, barracão de obras da prefeitura, Detran, entre outros”, afirmou.

A vovó Nilza Pivetta participou da roda de conversa, “gostei bastante de aprender um pouco mais, já temos um bom conhecimento sobre isso mas nunca sabemos tudo. É importante levar essa conversa para outros ambientes e abranger mais pessoas”, disse.

As profissionais da saúde finalizaram o encontro reforçando que a prevenção é o melhor remédio para essas doenças e pediram para que as informações repassadas sejam propagadas nos ambientes de convívio.