Bem Vindo, Hoje é Sexta-feira - 22 de Junho de 2018
Projeto social recebe comemoração ao Dia do Índio
O modo de viver do povo indígena foi relatado pelo chefe da CASAI
Publicado por Cely Trevisan em 19/04/2018 16:30

Para marcar o Dia do Índio, celebrado nesta quinta-feira, 19 de abril, a secretaria de Assistência Social e CRAS desenvolveram atividades com as crianças e adolescentes do Programa de Oficinas Pedagógicas Sócio Educativas (POPSEC), roda de conversa e atividades sobre a cultura indígena fizeram parte da comemoração.

Para falar um pouco sobre a cultura, as crianças, adolescentes, professores e coordenação do projeto social receberam o coordenador da CASAI, Yahu Meynako. O indígena falou sobre a organização do povo, moradia, alimentação, costumes e crenças e respondeu a todos os questionamentos. “É importante trazer para eles sobre a nossa história e como vivemos”, disse.

Após a roda de conversa foram promovidas gincana para a confecção de cocares e jogo de perguntas sobre o povo indígena.

A ação da Prefeitura de Gaúcha do Norte, por meio da Secretaria de Assistência Social e CRAS, tem o objetivo de resgatar as datas comemorativas transmitindo aos alunos a importância da valorização da cultura brasileira.

CULTURA EM GAÚCHA DO NORTE

A população indígena presente nas aldeias de Gaúcha do Norte representa um número significativo, segundo o coordenador da CASAI, cerca de 4000 mil indígenas estão distribuídos em dezenas de aldeias e pertencem a diferentes etnias como: Mehinako, Awete, Waura, Kamayurá, Yaualapiti, Kuikuro, Kalapalo, Nafukua e Natipu.

DIA DO ÍNDIO

Foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540. É comemorado em 19 de abril, pois remete ao dia em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940.