Bem Vindo, Hoje é Sexta-feira - 17 de Agosto de 2018
Prefeitura de Gaúcha do Norte realiza vacinação contra a gripe
O Dia D da Campanha será realizado no sábado, dia 12 de maio
Publicado por Cely Trevisan em 04/05/2018 10:00

De 23 de abril a 01 de junho, a secretaria municipal de saúde de Gaúcha do Norte realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de segunda à sexta das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas nas unidades básicas de saúde Mário Alievi e Ernesto Doleys. A vacina é trivalente, protege contra os vírus H1N1, influenza B e o H3N2, tipos que provocaram um aumento significativo de casos e de mortes relacionadas a essas gripes em todo o país.

O Dia D da Campanha será realizado no sábado, dia 12 de maio, nas unidades de saúde, das 7 às 17 horas. Nesse dia, as unidades estarão abertas exclusivamente para este serviço de vacinação e com o objetivo de alcançar a meta municipal de pessoas vacinadas nos grupos preconizados.

O objetivo da ação é imunizar crianças entre 6 meses e 4 anos, maiores de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, pessoas privadas de liberdade, com necessidades especiais, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e indígenas.

A coordenadora da Atenção Básica em Gaúcha do Norte, Marcinei Baraba,  alerta que todas as pessoas dos grupos prioritários precisam ser vacinados para evitar os vírus. “A vacinação é importante, porque esses vírus estão mais fortes e os sintomas vêm cada vez mais intensos e prolongados”, disse.

Após a finalização da campanha, a vacinação será aberta ao restante da população.

A vacinação também será realizada na zona rural de Gaúcha do Norte com calendário a ser divulgado.

A Gripe

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório principalmente o nariz, a garganta, os brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. Ocorre com mais frequência no outono e no inverno, quando as temperaturas caem.

Prevenção da influenza e outras doenças respiratórias:

*Higienizar as mãos frequentemente;

*Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

*Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

*Higienizar as mãos após tossir ou espirrar. No caso de não haver água e sabão usar álcool gel;

*Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca;

*Não compartilhar talheres, pratos, copos ou garrafas;

*Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

*Manter os ambientes bem ventilados e arejados.