Bem Vindo, Hoje é Sexta-feira - 17 de Agosto de 2018
Gaúcha do Norte participa de Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz
A capacitação foi realizada no município de Sinop
Publicado por Cely Trevisan em 14/05/2018 15:00

Foto Por: TCE

A administração pública de Gaúcha do Norte com o compromisso em melhorar suas atividades enviou uma equipe de servidores para uma capacitação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz realizado nos dias 10 e 11 de maio, quinta e sexta-feira, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop. O evento contou com a participação de cerca de 300 servidores de 31 municípios do polo de Sinop e teve por objetivo orientar gestores e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo sobre temas que geram mais demandas à Consultoria Técnica do TCE-MT.

O conselheiro interino Moises Maciel participou da abertura do evento e reforçou a função pedagógica do TCE, de levar conhecimento aos gestores, para que revejam os seus procedimentos e se tornem mais eficientes. "O Tribunal de Contas deixa as suas instalações, em Cuiabá e vem até os municípios para se reunir com os servidores e compartilhar conhecimento", destacou.

Capacitando gestores e servidores, o Tribunal de Contas espera impactar a qualidade das ações ofertadas pelo Poder Público ao cidadão. A avaliação é do secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Gabriel Liberato. Por esse motivo, o Gestão Eficaz percorre, todo ano, os municípios polo de Mato Grosso, sempre levando temas diferentes, atuais e pertinentes. Em 2018 o programa já visitou Rondonópolis e Cáceres.

Os temas abordados este ano foram: 'Regras de Aposentadoria e Pensão: Perspectivas e Reforma Previdenciária', 'Relações do Poder Público com Organizações do Terceiro Setor', 'Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões Públicas', 'Gestão Orçamentária e Financeira Municipal', e 'Dispensa e Inexigibilidade de Licitação (aspectos gerais e jurisprudência selecionada)'.
A prefeita Rosana Pereira Martinelli abraçou a ideia de sediar o Gestão Eficaz justamente por entender que o resultado dessa capacitação pode ser revertido para a população. O município, que já é parceiro do Tribunal de Contas no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que prevê cumprimento de metas, pretende ser não apenas polo em saúde e educação, mas também em gestão e transparência de políticas públicas.

Além de Gaúcha do Norte, participaram do Gestão Eficaz em Sinop representantes do municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga, do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

Fonte: TCE edição Assessoria Prefeitura